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Review Land Rover Defender | O SUV luxuoso que precisa de ambientes inóspitos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Review Land Rover Defender | O SUV luxuoso que precisa de ambientes inóspitos
Review Land Rover Defender | O SUV luxuoso que precisa de ambientes inóspitos

Falar do Land Rover Defender é praticamente contar a história da montadora que lhe criou. Esse SUV tem em sua árvore genealógica tudo o que a montadora britânica pensou lá em 1948 quando criou o primeiro Land Rover, um carro pensado para ser extremamente robusto e útil no ambiente off-road.

Passado um bom tempo, a Land Rover criou seu primeiro veículo essencialmente de passeio, o Range Rover, que aliava as características vistas nos modelos aventureiros com um bom toque de conforto e luxo. Toda essa mescla ajudou a chegar no que hoje conhecemos como o Defender, que teve sua primeira geração lançada em 1983.

A atual geração, lançada em 2016, já passou por algumas mudanças e hoje é um dos SUVs com proposta off-road mais completos, confortáveis e tecnológicos do mercado nacional. E mesmo sendo um carro realmente voltado para o uso fora da cidade, é possível mantê-lo no ambiente urbano, mesmo com algumas dificuldades que vamos explicar nessa análise.

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O Canaltech passou um tempinho com o Land Rover Defender 2022 em sua versão SE 90, equipada com o motor 2.0 turbo a gasolina, e vai te contar detalhes da experiência de uso com esse jipão britânico. Confira!

Conectividade e Segurança

O Land Rover Defender é um SUV off-road, mas está alocado no mercado de carros premium e, por causa disso, precisa ter um nível de equipamentos condizente com o preço que é cobrado por ele. E, acredite: ele está muito bem servido.

Em termos de conectividade, o Defender vem de série com vários recursos interessantes que podem ser acessados por meio de sua central multimídia de 10 polegadas com tela full HD. Um desses recursos é seu GPS nativo, que exibe os trajetos em tempo real e funciona muito bem mesmo em ambientes como o campo.

No uso urbano, por exemplo, ele é capaz de se adaptar a sua rotina e te mostrar os caminhos mais utilizados, de modo que você economize tempo e combustível. Além disso, todo o software do sistema é atualizado por meio de conexão nativa e proprietária da Land Rover.

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Entretanto, se você preferir utilizar o seu celular, o espelhamento com Android Auto e o Apple CarPlay é feito sem fio e funciona muito bem. O carregamento da bateria por indução também está disponível e há um bom espaço para qualquer tipo de aparelho. Há, também, uma boa oferta de entradas USB-C para motorista e passageiros.

Para completar, o sistema de som que compõe o pacote de infotenimento e conectividade é assinado pela Meridian, e entrega uma qualidade de áudio bem acima da média.

O uso da tela, aliás, também é interessante em outros aspectos, que falaremos mais adiante na experiência de uso.

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Já em termos de segurança, o Land Rover Defender também não faz feio e entrega um bom pacote de soluções. Na versão avaliada, ele estava equipado com:

  • 6 airbags;
  • Alerta de colisão frontal e traseiro;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Alerta de ponto cego;
  • Reconhecimento de placas de trânsito;
  • Alerta de mudança de faixa com correção;
  • Retrovisor interno com câmera;
  • Câmera 360º para manobras;
  • Controle de estabilidade e tração;
  • Controle do diferencial;
  • Indicador de fadiga;
  • Assistente de farol alto.

Para um carro com proposta off-road e com as dimensões do Defender, todos esses recursos se mostraram muito úteis, sobretudo aqueles em que ajudam na visibilidade, caso, por exemplo, a câmera externa que passa as imagens traseiras para o retrovisor interno, exatamente como vimos na RAM 1500 Rebel. Sentimos falta, claro, do piloto automático adaptativo, que não poderia faltar em um carro que custa mais de R$ 500 mil.

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Sem ela seria muito difícil executar algumas manobras, já que o carro tem um enorme estepe localizado na porta traseira. Isso sem falar nos acessórios localizados nas laterais, que também prejudicam um pouco no trânsito. Para isso, o sensor de ponto cego faz bem o seu papel.

Conforto e Experiência de uso

Os dias em que passamos com o Land Rover Defender revelaram o óbvio: ele é um carro que precisa de estrada, terra e ambientes inóspitos. Mas, claro, dá para usar na cidade depois que você se acostuma. Por mais que ele não seja essencialmente gigante, ele tem dimensões que podem atrapalhar no dia a dia, sobretudo a altura (1,96m) e largura (1,99m).

Para mitigar isso, a Land Rover tratou de rechear o SUV com os itens tecnológicos que descrevemos acima, além de equipá-lo com um conjunto mecânico de respeito. No caso da versão que testamos, há potência de sobra, muita agilidade e recursos que auxiliam a tornar as coisas mais agradáveis na condução.

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O Land Rover Defender SE 90 vem com um motor 2.0 turbo a gasolina de 300cv e 40,8 kgf/m de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. Seu 0 a 100 km/h é feito em apenas 7,1 segundos, um pouco a mais do que o novo VW Jetta GLI, algo que torna a experiência, tanto no ciclo urbano quanto no rodoviário, bem divertida, mesmo ele pesando substanciais 2.140kgs.

O rodar é macio a maior parte do tempo, mas os chacoalhões existem e se assemelham com os das picapes médias, como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Para tentar mitigar isso, você pode ajustar a suspensão para um padrão um pouco mais baixo, com os seletores no console central.

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Esse seletor, aliás, também é útil para fazer o embarque e o desembarque, já que o Land Rover Defender tem impressionantes 29cm de vão-livre do solo. Pessoas com baixa estatura, por exemplo, sobem com dificuldade no SUV.

Há, também, um controle eletrônico de amortecimento que ajuda a levar menos os impactos do solo para a cabine, mas ele é mais utilizado no ambiente off-road e é ativado automaticamente pelo carro. A tração 4x4 é integral e permanente, sendo assim, não é necessário ativá-la. O seletor de terrenos, por sua vez, está à disposição.

E por falar em terrenos, o Defender dispõe de câmeras por todo o carro que podem te ajudar a percorrer lugares mais difíceis e que não estão no seu campo de visão. Para isso, basta acessar na central multimídia e selecionar a câmera desejada.

Já em termos de espaço interno, mesmo sendo um carro de duas portas, o Defender SE 90 abriga bem cinco pessoas. O ponto negativo é o acesso à fileira de trás, que é feito por meio de controles elétricos nos bancos, algo que demanda um pouco de paciência. Claro que a Land Rover quis trazer conforto, mas o dinamismo não é dos maiores.

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Porta-malas? Esqueça. Utilize a caixa localizada no exterior do carro para levar itens maiores, pois o que cabe no interior do carro é muito pouco se você estiver carregando a família inteira para uma viagem longa.

Os itens de conforto do Land Rover Defender ainda trazem recursos como:

  • Assistente de estacionamento semiautônomo;
  • Sensor de chuva;
  • Sensor crepuscular;
  • Sensores de estacionamento;
  • Ar-condicionado digital, automático e duas zonas;
  • Chave presencial;
  • Direção elétrica;
  • Ajustes elétricos dos bancos dianteiros;
  • Ajustes elétricos de profundidade e altura do volante.
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Design e Acabamento

O Land Rover Defender é o mais diferentão dos carros da marca atualmente à venda no Brasil, mas segue certos padrões da montadora britânica. Um desses padrões é o acabamento primoroso, que consegue aliar robustez e luxo. Já no lado externo, há harmonia entre linhas mais retas e detalhes arredondados que dão um charme a mais ao SUV.

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Outra coisa que encanta são os acessórios presentes nas laterais. Por mais que atrapalhem na visibilidade interna, deixam o carro ainda mais com cara de aventureiro.

Concorrentes

No mercado brasileiro, o concorrente mais direto do Land Rover Defender é o Jeep Wrangler Rubicon, que é encontrado por a partir de R$ 485 mil.

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Land Rover Defender: Vale a pena?

Os carros da Land Rover são verdadeiros objetos de desejo e isso não é diferente com o Defender. Mesmo sendo um veículo pensado para o off-road, ele encanta por seu design, desempenho e tecnologia. Mas, claro, seu uso mais justificado é mesmo longe do ambiente urbano. Se você tiver condições de ter um e possuir esse estilo de vida, vale muito a pena.

O Land Rover Defender SE 90 2022 é encontrado em todo o Brasil por a partir de R$ 548 mil, mas existem versões que podem chegar a R$ 586.950.

No Canaltech, o Land Rover Defender SE 90 2022 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela Jaguar Land Rover Brasil.