Toyota proíbe que compradores revendam um de seus carros; por quê?

Toyota proíbe que compradores revendam um de seus carros; por quê?

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 27 de Julho de 2021 às 07h30
Divulgação/Toyota

A Toyota tem feito um pedido no mínimo inusitado a seus clientes, mais especificamente aos compradores do SUV grande de luxo Land Cruiser 300 Series. A montadora exige que caso você adquira uma unidade do carro, se comprometa a não vendê-lo ou exportá-lo por um período de um ano. O motivo? Grupos terroristas têm muito interesse no veículo por suas valências off-road e usam pessoas comuns para comprá-los.

Segundo o site japonês Creative311, a decisão da Toyota vem com base em uma investigação feita pelo Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, que detectou que organizações terroristas têm muito apreço por modelos como Hilux e Land Cruiser por conta de suas características off-road, como a tração nas quatro rodas e tecnologias de rodagem em diferentes terrenos em alta velocidade.

(Imagem: Divulgação/Toyota)

"A Toyota tem uma política rígida de não vender veículos a compradores em potencial que podem usá-los ou modificá-los para atividades paramilitares ou terroristas, e temos procedimentos e compromissos contratuais em vigor para ajudar a evitar que nossos produtos sejam desviados para uso militar não-autorizado. Temos o compromisso de cumprir integralmente as leis e regulamentos de cada país ou região onde operamos e exigimos que nossos revendedores e distribuidores façam o mesmo", disse a Toyota dos Estados Unidos em comunicado. 

Para cumprir com esse objetivo, foram usados mecanismos contratuais para evitar que os compradores repassem os carros para essas organizações terroristas. No ato da compra de um Land Cruiser 300 Series, o cliente deverá assinar um termo de responsabilidade se comprometendo a não vender seu SUV pelo período de um ano após a entrega, tempo suficiente para que a Toyota e as autoridades monitorem todas as unidades.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Atualmente, existem 20 mil encomendas do Land Cruiser no Japão, que ainda será lançado oficialmente no país e em outros mercados. O automóvel deve vir equipado com um motor V6 diesel biturbo com 300cv e pouco mais de 70 kgf/m de torque, além de tecnologias como o seletor automático de terreno e o Monitor Multi-Terrain, que avisa o motorista sobre obstáculos em estradas escuras.

Fonte: CarExpert

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.