Publicidade

SUVs são quase 50% das vendas de carros 0km no Brasil em 2023

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Setembro de 2023 às 17h15

Link copiado!

Divulgação/Ferrari/Felipe Ribeiro/Canaltech
Divulgação/Ferrari/Felipe Ribeiro/Canaltech

A explosão do segmento dos SUVs no Brasil, iniciada pelo Ford Ecosport há duas décadas, em 2003, foi reforçada pelo Jeep Renegade em 2015 e encorpada pelo Volkswagen Nivus em 2020. Agora, ela segue viva no mercado nacional em 2023.

Segundo os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de SUVs entre janeiro e agosto deste ano representam quase 50% do total de carros emplacados no país.

O órgão informou que nos primeiros oito meses do ano foram vendidos 486.774 SUVs, número que representa um percentual de 45,77% do total de 1.063.625 emplacamentos de carros 0km no Brasil.

Continua após a publicidade

O segundo segmento mais procurado entre o início de janeiro e o fim de agosto foi o dos hatches, principalmente pelas boas vendas do Volkswagen Polo, do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix, com 379.725 unidades comercializadas (34,42%).

Procura por SUVs só aumenta

Apesar do bom desempenho do segmento dos hatches, o reinado dos SUVs parece longe de acabar no Brasil. Prova disso está nos relatórios da Fenabrave, que comprovam, ano após ano, a dominância desse tipo de carro no mercado.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Se atualmente as vendas de SUVs novos representam 45,77% do total, no mesmo período de 2022 elas eram responsáveis por 44,45%. No ano anterior, as vendas representavam 41,39%, número bem mais significativo que os registrados em 2020: 31,78%.

Os principais motivos que levaram o consumidor brasileiro a procurar pelos SUVs têm vieses diferentes. Alguns procuram por conta da posição de dirigir, mais alta, e que passa sensação maior de segurança, outros pelo espaço interno, significativamente maior do que o encontrado nos hatches, e uma parcela por conta do design, cada vez mais moderno e atraente.

E você, canaltecher? Faz parte da fatia de 45,77% da população que comprou um SUV 0km em 2023? Ou prefere um outro segmento quando for comprar um carro novo? Comente conosco em nossas redes sociais.