Publicidade

Review Chevrolet Onix RS | Hatch esportivado da GM é pura emoção

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Review Chevrolet Onix RS | Hatch esportivado da GM é pura emoção
Review Chevrolet Onix RS | Hatch esportivado da GM é pura emoção

Agilidade, desempenho e economia. Estas seriam as três melhores palavras para definir o Chevrolet Onix RS 2023, hatch esportivado da General Motors que passou alguns dias sob a responsabilidade da reportagem do Canaltech.

Apesar de não ter mudanças em relação aos demais membros da família e não ser um esportivo puro (as diferenças entre este tipo de carro e um esportivado você já aprendeu conosco em outro conteúdo especial), o Onix RS 2023 tem atrativos bastante interessantes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O hatch é uma excelente opção para um carro que pode ser encontrado por preços na casa dos R$ 100 mil. E eles podem agradar tanto a quem busca por desempenho quanto quem está interessado em um carro que foge do “lugar comum”, especialmente pelo visual diferenciado.

Confira a análise completa sobre o Chevrolet Onix RS 2023 e veja se ele pode entrar em sua lista de desejos.

Conectividade e Segurança

Em termos de conectividade, o Chevrolet Onix RS entrega aos clientes a já conhecida e funcional central multimídia MyLink de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

O hatch em sua versão 2023 oferece o pareamento sem fio, via Bluetooth, para até dois aparelhos de forma simultânea, algo que não estava incluso na antiga variante do Onix RS e, sem dúvida, é um bom diferencial para quem não gosta de perder uma notificação sequer no smartphone, mesmo quando está de carona.

O volante multifuncional do Onix RS permite ainda atender ligações do smartphone, alterar músicas na central multimídia e muito mais. O hatch conta também com câmera de ré e com funções disponíveis no app myChevrolet.

Continua após a publicidade

No campo da segurança, o pacote do RS recebeu nota máxima no Latin NCap, tanto para adultos quanto para crianças. Além da resistência do carro em si, o hatch se destaca por entregar 6 airbags (2 frontais, 2 de cortina e 2 laterais), controlador de velocidade e sensor crepuscular, que acende automaticamente as lanternas quando está escuro.

Conforto e Experiência de uso

O Chevrolet Onix RS 2023 é um carro bastante agradável de dirigir, tanto em perímetro urbano quanto em rodovias. O motor turbo 1.0 de 116 cv e 16,8 kgf/m de torque responde rápido e torna o hatch ágil ao extremo.

Continua após a publicidade

Um dos principais pontos positivos do carro é justamente a facilidade que ele tem para entregar muito torque em baixa rotação e, com isso, garantir a “emoção” a cada pisada mais funda no pedal do acelerador.

O conjunto mecânico, que se completa com o câmbio automático de seis velocidades, não decepciona, já que a troca de marchas é rápida e suave. A experiência só não é melhor por conta do isolamento acústico da cabine e pela ausência de uma transmissão manual acompanhada da borboleta no volante, que certamente daria um ar ainda mais esportivo ao carro.

No que se refere ao conforto, a reclamação é zero, ao menos para o motorista e o passageiro. Já quem tiver que se sentar no banco de trás, provavelmente não terá a mesma agradável sensação de conduzir o esportivado da GM.

Continua após a publicidade

Afinal, o espaço reservado para os ocupantes é bem pequeno, e certamente incomodará quem tiver mais de 1,70 m de altura. A reportagem do Canaltech tentou, sem sucesso, passar mais de um minuto sentado no banco de trás — com o carro parado, claro. E os joelhos já deram sinais de que uma viagem ali, por mais curta que fosse, não seria muito agradável.

Design e Acabamento

O design, por sua vez, é realmente mais chamativo do que o das demais versões. O Onix RS conta com para-choques exclusivos, rodas aro 16 na cor preto piano, saia lateral, aerofólio traseiro e grade dianteira em formato de colmeia.

Continua após a publicidade

Os pneus 195/55 e os faróis com máscara negra complementam o visual do carro que nasceu com nome esportivo, mas é, na verdade, esportivado.

Por dentro, exceção feita ao uso excessivo de plástico, o acabamento é interessante. Os bancos revestidos em couro com detalhes em costura vermelha combinam com o acabamento do volante e com as bordas da saída de ar.

Juntos, os elementos se completam de forma harmoniosa e muito bonita, passando uma sensação de “aconchego” ao motorista e ao passageiro que estiver viajando ao seu lado.

Continua após a publicidade

Concorrentes

Os principais rivais do Chevrolet Onix RS 2023 são o Hyundai HB20 Comfort TGDI e o Volkswagen Polo Comfortline. Os preços variam entre R$ 96.790 e R$ 102.990, mas o único abaixo da casa dos R$ 100 mil é o modelo sul-coreano dotado de transmissão manual.

O Hyundai HB20 Comfort TGDI com câmbio automático custa praticamente o mesmo valor do representante da Volkswagen e é um pouco mais em conta que o Onix RS utilizado nete review, saindo a partir de R$ 102.790.

Continua após a publicidade

Chevrolet Onix RS: Vale a pena?

A General Motors estipulou o preço do Chevrolet Onix RS, em abril de 2023, a partir de R$ 104.390, e oferece o hatch esportivado em cinco opções de cores: Cinza Satin Stelle, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e Vermelho Carmin (metálicas) e Branco Summit (sólida), como a unidade testada pelo Canaltech

Continua após a publicidade

E esse valor vale a pena? O que podemos dizer após o período de testes é que ele deixou uma excelente impressão e, sem dúvidas, é uma boa opção para quem está à procura de um carro capaz de entregar beleza e potência, mas sem se esquecer do conforto e, principalmente, sem pesar no bolso do dono a cada parada no posto de combustível.

No Canaltech, o Chevrolet Onix RS 2023 foi avaliado graças a uma unidade gentilmente cedida pela General Motors do Brasil.