10 SUVs flex mais econômicos do Brasil em 2023
Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 23 de Fevereiro de 2023 às 11h00
O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou há alguns dias uma lista completa com os dados de consumo e eficiência energética de todos os carros à venda no Brasil, já com o novo padrão do PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular). E, como era de se esperar, os SUVs foram os modelos com maior procura.
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Os dados de aferição levaram em conta as médias de quilômetro por litro (km/l) de rodagem na cidade e na estrada com etanol e gasolina, além do coeficiente de eficiência energética, medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Considerando todas as análises, o SUV mais econômico do Brasil foi o Fiat Pulse na versão 1.3 automática, equipada com o câmbio CVT de sete velocidades simuladas.
O modelo da fabricante italiana registrou médias de 8,4 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, 12,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina e coeficiente de eficiência energética de 1,58 MJ/km. Mesmo que, individualmente, algumas médias tenham sido melhores em outros SUVs, o compacto da Fiat vendeu considerando todos os parâmetros. O motor Firefly 1.3, que também equipa outros carros da marca, rende até 107cv e 13,7 kgf/m de torque.
No Top 3, temos também o novo Honda HR-V na versão 1.5 aspirada, que utiliza o mesmo motor do Honda City, que no hatch e no sedan trouxeram números impressionantes; além de outro Fiat, o Fastback Audace, que nas mãos do Canaltech chegou a registrar números até melhores do que os mostrados pelo Inmetro, tanto no etanol quanto na gasolina.
Antes vilões do consumo, os SUVs estão cada vez mais modernos e com motores mais competentes. Um fato curioso, é que dos três primeiros da lista, dois usam propulsores com aspiração natural, casos justamente dos líderes Pulse e HR-V, com somente o Fastback sendo turbo. Entre os 10 primeiros, porém, os turbinados foram maioria, com seis modelos.
Os 10 SUVs flex mais econômicos do Brasil em 2023
Modelo | Cidade/Etanol (Km/l) | Estrada/Etanol (Km/l) | Cidade/Gasolina (Km/l) | Estrada/Gasolina (Km/l) | Eficiência energética (MJ/km) |
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT | 8,4 | 10,2 | 12,1 | 14,4 | 1,58 |
Honda HR-V 1.5 CVT EX/EXL | 8,8 | 9,8 | 12,7 | 13,9 | 1,62 |
Fiat Fastback Audace 1.0 Turbo CVT | 8,4 | 10,2 | 11,9 | 14,6 | 1,65 |
Volkswagen T-Cross 200TSI 1.0 Turbo AT6 | 8,3 | 10 | 12 | 14,4 | 1,66 |
Nissan Kicks Sense 1.6 CVT | 7,8 | 9,6 | 11,6 | 13,3 | 1,75 |
Toyota Corolla Cross 2.0 CVT | 8,2 | 9 | 11,7 | 13 | 1,76 |
Chevrolet Tracker 1.0 Turbo AT6 | 7,8 | 9,6 | 11,2 | 13,6 | 1,78 |
Peugeot 2008 1.6 Turbo AT6 | 7,6 | 8,6 | 11,2 | 12,9 | 1,81 |
Volkswagen Taos 250 TSI 1.4 Turbo AT6 | 7,6 | 9,1 | 10,9 | 13 | 1,84 |
Renault Captur 1.3 Turbo CVT | 7,7 | 8,2 | 10,9 | 11,6 | 1,92 |