Publicidade

Os 5 SUVs elétricos mais baratos do Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Os carros elétricos ainda são uma realidade para poucas pessoas no Brasil, sobretudo quando pensamos nos modelos mais equipados, com autonomia maior e motores potentes. E, geralmente, os SUVs são exatamente o tipo de carroceria que reúne essas características, seguindo também uma tendência do mercado a combustão.

A expectativa é que, com o passar dos anos, essa tecnologia se popularize e os preços comecem a cair, mas, por enquanto, para você ter um SUV elétrico na sua casa, além de ter que pensar em toda a logística de carregamento, como instalação residencial e rotas pela cidade, será necessário gastar, pelo menos, R$ 250 mil.

Para te ajudar a mapear melhor esse mercado que, apesar de ainda ser pequeno, está em franca ascensão, o Canaltech separou os cinco SUVs elétricos mais baratos — ou menos caros — do Brasil. Veja quais são.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

5. Volvo XC40 Pure Electric P8

Um dos melhores modelos à venda no Brasil (não apenas entre os elétricos), o Volvo XC40 Pure Electric em sua versão topo de gama, a equipada com motor P8, pode ser comprado por R$ 399.950. Esse SUV tem tudo o que você pode imaginar em termos de tecnologia embarcada, como conexão 4G nativa, sistema operacional Android integrado e todas as assistências de condução que a Volvo oferece.

Seu powertrain elétrico P8 tem 408cv e 67,3 kgf/m, além de uma autonomia estimada de 420km.

4. Volvo XC40 Recharge Plus P6

A Volvo pratica preços considerados agressivos mesmo sendo uma marca premium. A versão de entrada do XC40 elétrico, que leva o motor P6, custa a partir de R$ 329.950, com a nomenclatura Plus. Nessa versão, já há muita tecnologia, assim como na versão topo, mas sem a câmera 360º, por exemplo, vendida no pacote Ultimate.

Esse preço do Volvo XC40 P6 é o mesmo do Chevrolet Bolt EV, que melhorou na atual reestilização, mas pode perder no braço de ferro para o SUV sueco justamente pela questão do posicionamento dos clientes.

Falando do powertrain elétrico P6, temos aqui apenas um motor, posicionado no eixo traseiro (o P8 tem dois, um em cada eixo), que entrega bons 231 cv e 33,6 kgfm. A autonomia é de 415km.

Continua após a publicidade

3. BYD Yuan Plus

A BYD é a empresa que mais vende carros elétricos na China e parte desse sucesso se deve à linha de SUVs. Um dos modelos que encantou os chineses foi o BYD Yuan Plus, um SUV de porte médio/compacto que se destaca por seu ótimo acabamento, design moderno e powertrain convincente.

No modelo que será vendido no Brasil e que custa R$ 269.990, o SUV está equipado com um motor elétrico de 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A autonomia também é um atrativo: 458km.

Continua após a publicidade

2. Peugeot e-2008 GT

Lançado em novembro de 2022, o Peugeot e-2008 GT é a versão elétrica do SUV compacto da montadora francesa. Mas, além de ser zero emissão, esse SUV estreou a nova geração do modelo no Brasil, que está à venda na Europa há dois anos. Além de ser bonito e bem equipado, seu preço também chama atenção: R$ 259.990.

O motor elétrico que equipa o Peugeot e-2008 é o mesmo do irmão de empresa, o também zero emissão Peugeot e-208 GT. Trata-se do powertrain de 136cv e 26,5 kgf/m, que dá bom desempenho para o uso urbano e rodoviário. A autonomia, por sua vez, é de 345km.

Continua após a publicidade

1. JAC e-JS4

O SUV elétrico mais barato do Brasil também é chinês, mas não tem a fama nem o requinte dos modelos da BYD — apesar de ser competente. Trata-se do JAC e-JS4, uma versão atualizada do já aposentado iEV60, um SUV de porte médio e que veio na primeira leva de carros zero emissão da montadora.

O e-JS4 tem como propósito ser mais do que um carro básico e entregar bom desempenho e autonomia para o uso urbano. Na China, ele é um carro "popular", por isso suas características fazem sentido, já que ele não é absurdamente bem equipado, com itens de condução semiautônoma ou coisas do gênero.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, por R$ 249.990, temos um SUV elétrico de 150cv e 34,7 kgfm de torque. A autonomia é de 416km.