Publicidade

Carro elétrico terá preço igual ao a combustão, aposta GM

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Outubro de 2022 às 15h30

Link copiado!

Myenergi/Unsplash/CC
Myenergi/Unsplash/CC

Apesar do significativo aumento nas vendas de carros elétricos no mundo, uma barreira que segue impedindo a invasão definitiva deste tipo de carro no mercado é o preço. A diferença em relação aos carros a combustão ainda é muito grande, mas, de acordo com uma projeção de uma das montadoras que é referência no segmento, esse cenário vai mudar em breve.

A GM, que abriu as portas de sua fábrica nos Estados Unidos para a reportagem do Canaltech conhecer de perto as baterias com a tecnologia Ultium e a linha completa de carros elétricos da marca, não tem dúvidas. De acordo com a montadora, o segredo está na evolução das baterias desses carros.

Continua após a publicidade

A empresa estadunidense preparou uma websérie chamada Carro Elétrico, Sem Dúvida e, nela, elencou as diversas vantagens que o consumidor terá se resolver optar por trocar seu carro a combustão por um elétrico. Dentre elas, explicou o porquê aposta que os preços dos eletrificados em breve ficarão equivalentes aos dos carros a combustão.

Segundo a empresa, as novas tecnologias e o aumento da escala de produção já reduziram pela metade os preços das baterias de carros elétricos nos últimos cinco anos. A GM ainda espera por uma redução de mais 30% do valor em um futuro próximo, principalmente por conta do aparecimento de novos compostos químicos, que também ajudarão a diminuir o tempo de recarga.

"A empresa já trabalha numa composição ainda mais avançada, que permitirá que seus EVs tenham um custo total de propriedade compatível com automóveis a combustão, considerando porte e equipamentos semelhantes. A expectativa é que isso ocorra já a partir da segunda metade desta década, incluindo modelos compactos, pensados também para a América do Sul", informou, em comunicado.
Continua após a publicidade

GM derruba mitos sobre carro elétrico

Além de apostar que a redução nos custos de fabricação da bateria deixará os carros elétricos com preços similares dos a combustão, a General Motors também usou o novo capítulo da websérie para derrubar mitos sobre o segmento.

Luiz Gustavo Moraes, gerente de regulamentações da GM América do Sul, esclareceu, por exemplo, que não há qualquer chance de o usuário de um carro elétrico levar choque caso acidentalmente se depare com uma enchente — situação bem comum em algumas das cidades brasileiras:

“Uma dúvida que consumidores tem é se um carro elétrico pode dar choque quando passa por uma enchente, o que não acontece, já que esses automóveis contam com tecnologias de proteção e isolamento, capazes de cortar a energia caso detectem uma situação de risco”.
Continua após a publicidade

Moraes também mandou um recado para aqueles que são apaixonados pelos roncos dos motores e, por isso, ainda torcem o nariz para o carro elétrico, que tem entre suas principais características justamente o rodar silencioso. Para o executivo, esta é uma vantagem que deve ser apreciada por vários ângulos:

"Na verdade, os veículos elétricos chegam a ser 10 vezes mais silenciosos que um a combustão, que os tornam mais confortáveis para os condutores, pois podem apreciar melhor uma música e conversar sem precisar aumentar o tom da voz. São também melhor para todos ao redor, devido ao fato de contribuírem para a redução da poluição sonora nas cidades".