Sedan de luxo da BYD tem tamanho de BMW i7 e potência de Tesla Model S
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD resolveu atacar em todas as frentes para se consolidar como uma das maiores fabricantes de carros eletrificados do planeta. Para isso, está preparando um sedan capaz de colocar medo, de uma só vez, em Tesla, BMW e Mercedes-Benz.
- 5 carros que a BYD lançará no Brasil até 2025
- BYD já é top 10 entre as montadoras que mais vendem no Brasil
O supercarro terá o carimbo da YangWang, submarca responsável por modelos como o U8, SUV que flutua na água e gira sobre o próprio eixo, e o esportivo U9 (que ainda não está à venda), capaz de “andar sobre três rodas e sair do chão”.
Batizado de YangWang U7, o sedan de luxo vem sendo preparado pela BYD para impressionar até mesmo os consumidores que ainda torcem o nariz para carros de fabricantes chinesas, tanto em suas dimensões quanto em suas especificações.
Como é o BYD YangWang U7?
Em termos de design, o BYD YangWang U7 terá um visual parecido com o U9 e com o Tesla Model S Plaid, mas tamanho similar ao do BMW i7, modelo que o Canaltech já viu de perto e até testou na pista recentemente.
O sedan de luxo chinês tem 5,26 metros de comprimento e 3,16 metros de entre-eixos, enquanto o rival alemão apresenta 5,39 metros de comprimento e 3,21 metros de entre-eixos. O Yangwang U7, vale pontuar, é maior que o Mercedes EQS, que tem 5,12 metros de comprimento.
O carro será recheado de câmeras e radares com tecnologia LiDAR, que darão ao motorista uma série de recursos de assistência à condução. As rodas serão de 21 polegadas, as maçanetas retráteis e as saias laterais de fibra de carbono, para ajudar a reduzir o coeficiente de arrasto e ajudar a aerodinâmica.
No que diz respeito à potência, a briga boa é com o Tesla Model S Plaid, um dos carros mais cobiçados do mundo dos elétricos. O representante da montadora de Elon Musk ostenta impressionantes 1.034 cv e, mesmo assim, não chega perto da potência do sedan de luxo chinês, que promete entregar 1.287 cv ao motorista.
Os quase 1.300 cavalos serão entregues ao “corajoso” piloto por meio de quatro motores elétricos, que serão responsáveis por movimentar uma roda cada. A velocidade máxima será limitada eletronicamente a 270 km/h e, nesse ponto, o Tesla leva vantagem, pois está “liberado” para chegar aos 322 km/h.
Além da potência absurda, o sedan chinês também promete andar muito sem precisar recarregar. As primeiras informações apontam para uma autonomia média de 800 km por carga, superior à oferecida pelo modelo da Tesla, que roda 634 km (segundo o ciclo WLTP). Isso será possível graças à bateria de lítio-ferro-fosfato, com capacidade de 135,5 kWh.
Quanto vai custar o BYD YangWang U7?
A BYD ainda não divulgou qual será o preço do sedan de luxo YangWang U7, tampouco quais mercados receberão o impressionante modelo (será que vem ao Brasil, como o U8?). Os boatos a respeito do valor já surgiram, e indicam que ele será vendido por cerca de R$ 692 mil na China, preço superior ao do Tesla Model S que, por lá, custa o equivalente a R$ 575 mil.