BYD mostra superesportivo elétrico que pode andar com três rodas e sair do chão
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A BYD apresentou seu mais audacioso projeto automotivo: o U9, um superesportivo elétrico de quatro motores e suspensão ativa capaz de tirá-lo do chão. Esse modelo será fabricado sob o nome Yangwang, a divisão de luxo da montadora chinesa.
- BYD terá SUV híbrido grande para brigar com Mercedes e Defender
- Exclusivo: Meta da BYD é produzir carros no Brasil, diz diretor
O novo Yangwang U9 já havia sido anunciado no começo do ano, mas faltavam alguns detalhes sobre sua performance e capacidades tecnológicas. Previsto para ser exposto ao público no Salão do Automóvel de Xangai, o bólido elétrico ganhou um vídeo promocional revelado pela BYD em que ela mostra um pouquinho do que ele é capaz de fazer.
No material, o Yangwang U9 chega de mansinho no palco mostrando os movimentos gerados pela suspensão DiSus-X, considerada uma das mais avançadas do mercado atualmente. Segundo a BYD, essa tecnologia se adapta aos diferentes tipos de solo de forma automática e pode ser ajustada conforme a vontade do motorista.
A BYD explica, porém, que a suspensão DiSus-X tem outros três níveis diferentes, porém não disse se elas serão opcionais ou se já estarão ativas no Yangwang U9, que será feito sobre a plataforma e4, a mais moderna do grupo e que dará vida a outros modelos dentro dessa marca. Esses detalhes devem ser revelados durante o Salão de Xangai, que acontece na semana que vem.
O que é a DiSus-X?
A suspensão DiSus-X é a mais avançada do grupo BYD e equipará o esportivo Yangwang U9. Segundo a montadora, esse conjunto mecânico tem a capacidade de controlar os quatro amortecedores do veículo de maneira independente, possibilitando, por exemplo, que o bólido ande sobre três rodas e até pule quando estiver parado.
O uso prático disso, claro, ainda será explicado pela empresa.
Como anda o Yangwang U9?
O Yangwang U9 será equipado com quatro motores elétricos, capazes de fazer com que ele vá de 0 a 100 km/h em apenas 2 segundos. A empresa ainda vai revelar os números de potência, torque e autonomia do superesportivo elétrico.