Samsung anuncia sensor de imagem que deve equipar o Tesla Cybertruck
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

A Samsung parece ter observado uma ótima oportunidade de negócio no ramo automotivo e anunciou sua entrada neste mercado com o lançamento de seus novos sensores veiculares. Especialistas e demais empresas foram todos pegos de surpresa com o anúncio, menos uma: a Tesla. A montadora de Elon Musk aproveitou a notícia para revelar que já possui um acordo de US$ 436 milhões com os sul-coreanos para utilização dessa tecnologia em seus automóveis.
- Como funciona um carro autônomo?
- Tesla Vision será capaz de detectar setas, sirenes e até gestos de pessoas
- Quer ver como um Tesla enxerga as ruas? Este hacker te mostra
Chamado de Isocell Auto 4AC, esse sensor utilizará câmeras para captação de imagens de fora do veículo, de modo a facilitar a visão do entorno do carro pelo motorista. De acordo com a Samsung, o dispositivo possui uma alta faixa dinâmica e mitiga alterações causadas pelas luzes de LED, comumente utilizadas em outros automóveis e nas ruas. Sua ação se dará em situações como saídas de túneis e locais com iluminação muito dinâmica.
Ainda segundo a sul-coreana, a principal tecnologia agregada do Isocell Auto 4C chama-se CornerPixel, que combina dois fotodiodos por pixel — um de 3,0 µm para operação com pouca luz e outro de 1,0 µm colocado no canto (daí o nome) que será usado para ambientes claros. A Samsung até ilustrou como esses dispositivos serão instalados nos carros, mas não explicou como eles funcionarão efetivamente.
Por que a Tesla comprou?
Por mais que a Tesla tenha anunciado a aquisição de US$ 436 milhões em sensores da Samsung, não foram dados detalhes sobre como a empresa vai utilizar essa tecnologia. É bom lembrar que, há algumas semanas, a montadora revelou que seus automóveis seriam equipados somente com o Tesla Vision, seu novo sistema de câmeras para direção autônoma.
Os rumores, porém, afirmam que a Tesla está disposta a utilizar o Isocell Auto 4C nas vindouras picapes elétricas Tesla Cybertruck, que são consideravelmente maiores que os automóveis convencionais e precisariam de mais recursos tecnológicos e de segurança. O lançamento da picape deve ocorrer somente em 2022.
O IsoCell Auto 4AC já está em produção massificada e será disponibilizado ao mercado em breve.
Fonte: GSM Arena, Gizmochina