Renault terá SUV coupé híbrido no Brasil em 2025
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A Renault confirmou na última quinta-feira (8), em seu estande no Festival Interlagos, que lançará um SUV inédito no mercado brasileiro em 2025, fabricado no complexo da marca em São José dos Pinhais, no Paraná.
Embora não tenha dado detalhes técnicos a respeito do vindouro modelo, Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, revelou que trata-se de um SUV do segmento C, ou seja, de porte médio, que seguirá a mesma estratégia adotada pela marca em relação ao Kardian.
Isso significa que o inédito modelo está sendo construído do zero e terá seu processo de industrialização iniciado no Brasil para, depois, ganhar o mundo. De acordo com o executivo, o projeto está em fase avançada de simulações digitais, e a previsão é que os primeiros protótipos fiquem prontos ainda em 2024.
O presidente só fez mistério quando questionado se o novo SUV marcará ou não a estreia da motorização híbrida na marca francesa: “Estamos desenvolvendo com a Horse [divisão de motores da marca], mas, se ele já sairá nesse modelo ou não, veremos”.
Base do Kardian e motor híbrido
Apesar do mistério, o SUV inédito da Renault terá, sim, ao menos como opção, um powertrain híbrido. Ele será produzido na plataforma RGMP, que é modular e estreou justamente com o Kardian, modelo que servirá de base para o novo carro.
Chamado internamente de Projeto R1312, o futuro lançamento da marca francesa deve ser uma mistura de Kardian com Rafale, SUV médio coupé que foi apresentado em junho de 2023 na Europa, mas não chegou a ser lançado no Brasil.
Dessa forma, o SUV se tornaria uma espécie de Fastback da Renault. No caso do utilitário coupé da Fiat, a marca italiana aproveitou elementos do Pulse para criar um modelo inédito. A receita deu certo e, ao que tudo indica, será replicada pela marca francesa.