Renault Rafale | SUV coupé se inspira na aviação e marca nova fase da montadora
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Renault aproveitou o Paris Air Show para anunciar seu mais novo SUV topo de gama: o Renault Rafale. Inspirado em um avião de mesmo nome fabricado nos anos 1930 — e não no caça Dassault Rafale —, o modelo vem para reforçar a estratégia da montadora francesa de se aproximar do mercado premium.
- Por que os carros franceses são malvistos no Brasil?
- Review Renault Kwid E-Tech | Prático, eficiente, essencial, mas caro demais
Sempre híbrido, o Renault Rafale será vendido com duas opções de motorização: uma de 200cv que mescla um propulsor 1.2 à gasolina com dois elétricos; e outra com tração integral que despeja 300cv, já que conta com mais um motor elétrico, só que no eixo traseiro.
Em termos de tecnologia, o Rafale promete ser o topo da cadeia alimentar no portfólio da Renault, abrigando inúmeros recursos de condução e conectividade. Como destaque, podemos notar, também, o novo cluster digital e a central multimídia instalada na vertical. Mais detalhes sobre os equipamentos serão revelados em breve.
Inspirado na aviação
A Renault afirma que a inspiração para o desenho do Rafale (além do nome) vem de uma aeronave fabricada na década de 1930 pela fabricante francesa Caudron-Renault, que tinha participação da montadora. O trabalho feito pelo líder de design da Renault, Gilles Vidal, foi nesse sentido e pode ser visto nas linhas do SUV coupé, bem agressivas, privilegiando a aerodinâmica.
Olhando de fora, é impossível não reparar na semelhança com um concorrente francês, o Peugeot 3008, que também tem toques de aviação, principalmente no interior. Isso fica ainda mais evidenciado quando observamos as imagens da cabine do Rafale, totalmente voltada para uma experiência que, de fato, remeta a de um avião.
A manopla de câmbio, aliás, lembra a de um acelerador de aeronave (assim como no Peugeot 3008). O painel, muito bem acabado, é levemente inclinado para a direção do "piloto" e há uma vasta oferta de espaço para objetos, celulares e afins.
Em termos de espaço e medidas, o Renault Rafale deve ser um dos melhores da gama da Renault. São 2,74m de entre-eixos, 1,86m de largura, 1,61m de altura e 18cm de vão-livre do solo. O porta-malas impressiona: 647 litros.
Quando será lançado o Renault Rafale?
O Renault Rafale tem sua estreia confirmada na Europa somente no segundo semestre de 2024. O Brasil pode ser um dos destinos do SUV coupé, assim como o Renault Megáne E-Tech, já confirmado em nosso mercado. Mais detalhes técnicos sobre o Rafale devem ser anunciados posteriormente.