Renault prepara "cidade" na França para fabricar seus carros elétricos
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A Renault vai investir ainda mais em carros elétricos. Uma das precursoras deste mercado, a montadora francesa trabalha em uma megafábrica em Douai, no norte da França, que irá aumentar exponencialmente sua produção de veículos zero emissão. Para tal, algumas parcerias importantes foram fechadas e tornaram o negócio ainda mais promissor.
- Primeiro SUV elétrico da Honda ganha nome e data de lançamento
- Volkswagen deixará de fabricar carros a combustão na Europa em 2035
- São Paulo será sede de evento voltado para carros elétricos
Segundo a Reuters, duas grandes empresas farão parte do projeto ElectriCity, nome da fábrica da Renault. A chinesa Envision entrou com um aporte de US$ 2,4 bilhões e será responsável por ajudar no desenvolvimento e criação dos carros dentro da planta, enquanto a startup francesa Vektor ficará responsável pela criação de baterias de alta capacidade e autonomia.
"A combinação dessas duas parcerias com a Renault ElectriCity criará quase 4.500 empregos diretos na França até 2030, enquanto desenvolve um ecossistema robusto de fabricação de baterias no coração da Europa", disse o comunicado oficial enviado à imprensa.
Os modelos que devem ser produzidos por lá inicialmente são os novos Renault Megane elétrico e os vindouros Renault 4 e 5, que devem dar um bom upgrade na linha de elétricos da marca, hoje concentrada apenas no Renault Zoe, que foi o carro elétrico mais vendido da Europa em 2020. A meta é que sejam produzidos 400 mil automóveis por ano dentro da ElectriCity assim que ela estiver em sua capacidade máxima.
No Brasil, a Renault segue com as vendas do Renault Zoe, que chegou em sua segunda geração por aqui e recebeu importantes melhorias.
Fonte: Reuters