Quanto custa um Porsche Taycan?
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Porsche Taycan é o representante elétrico da família de superesportivos da consagrada montadora alemã. Apresentado ao mundo em outubro de 2019, o carro surpreendeu pelo design futurista, pela eficiência energética e, claro, pela potência e torque impressionantes.
Apesar de não ter o ronco potente do motor 6 cilindros do 718 Boxster ou do 911 Carrera (a não ser o simulado nas caixas de som), ele também conquistou uma legião de fãs, e chegou a ser o carro elétrico mais vendido do Brasil no 1º semestre de 2021.
Atualmente, a linha do Porsche Taycan disponível para o mercado nacional conta com 7 modelos diferentes, incluindo as duas versões da “perua” Cross Turismo. E quanto custa um Porsche Taycan? É isso o que o Canaltech vai te mostrar.
Taycan
O modelo mais básico da linha elétrica da Porsche é chamado simplesmente de Taycan. O sedan “basicão” da família conta com potência de 300 kW, equivalente a 408cv, e autonomia combinada de até 286 quilômetros por carga, segundo o ciclo PBEV do Inmetro.
O Taycan “popular”acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 230 km/h, desempenho impressionante, mas não tanto quanto o dos outros “irmãos” que mostraremos logo mais.
Em sua configuração básica, ou seja, sem cor especial, rodas diferenciadas ou eixo traseiro esterçante, opções disponíveis para serem acrescentadas como acessórios no configurador da marca, o Taycan parte de R$ 660 mil.
Taycan 4S
O Taycan 4S foi o primeiro Porsche elétrico testado pela reportagem do Canaltech. Chegamos a acelerar o carro no Circuito Pan-Americano, circuito de testes da Pirelli localizado em Elias Fausto, no interior de São Paulo, e comprovamos o quanto ele é “violento” na tocada.
Ele é mais potente que a versão de entrada, com 390 kW (530cv) de potência e capacidade de sair do 0 aos 100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h, também limitada eletronicamente.
Essa versão do Porsche Taycan parte de R$ 745 mil, mas pode ficar quase R$ 11 mil mais cara se a versão escolhida tiver a cor da que testamos.
Taycan GTS
Versão intermediária do Porsche Taycan, o GTS ainda faz parte da linha sedan do superesportivo elétrico. Esse carro já entrega ao motorista/piloto 598cv de potência no controle de largada (440 kW), atinge os mesmos 250 km/h de velocidade máxima e chega aos 100 km/h em somente 3,7 segundos.
Para levar o Porsche Taycan GTS para casa e rodar até 318 quilômetros por carga, segundo o Inmetro, o cheque tem que ser ainda mais gordo, já que essa versão do sedan custa a partir de R$ 860 mil.
Taycan Turbo
Chegamos ao Taycan Turbo. Sim. Um dos modelos do Porsche elétrico tem o “sobrenome” Turbo. Claro que não se trata de um turbo tradicional, mas, como a marca alemã explicou, eles usam a denominação para ilustrar o quanto esse modelo é potente.
O Taycan Turbo tem 500 kW de potência, equivalente a 680cv, vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e tem velocidade máxima de 260 km/h. A autonomia por carga é de 281 km, segundo o padrão do Inmetro.
E quanto custa o Porsche Taycan Turbo? Em julho de 2023, segundo o site da marca, a partir de R$ 975 mil.
Taycan Turbo S
Encerrando a linha sedan do Taycan está o mais “ignorante” (no bom sentido) da família no que diz respeito à potência e aceleração. O Taycan Turbo S, que também já testamos pelo Canaltech, entrega 560 kW (761cv) de potência máxima a quem estiver no volante.
Essa versão atinge 260 km/h de velocidade máxima, e chega aos 100 km/h em impressionantes 2,8 segundos, com um torque imediato capaz de revirar o estômago: 107,1 kgf//m.
A autonomia desta versão é de 278 km segundo o PBEV do Inmetro, e o preço inicial para levar esse “bichinho” para sua garagem passa da casa do milhão: R$ 1.15 milhão.
Taycan 4 Cross Turismo
Entramos agora nas “peruas” da família. O Taycan 4 Cross Turismo é a versão de entrada da linha station wagon elétrica da Porsche. Dotado de dois motores elétricos que entregam, juntos, até 380cv (280 kW) ao motorista, o Taycan 4 Cross Turismo pode rodar, segundo o Inmetro, até 272 km por carga.
O preço inicial da versão, sem rodas ou pintura especial, é de R$ 735 mil.
Taycan 4S Cross Turismo
Chegamos, enfim, ao último modelo para você que tem curiosidade em saber quanto custa um Porsche Taycan: o 4S Cross Turismo, também já testado pela reportagem do Canaltech.
A versão mais completa da station wagon 100% elétrica entrega até 571cv de potência combinada de seus dois motores, com torque de 66,3 kgf/m. A força pode fazer o carro chegar aos 100 km/h em pouco mais de 4 segundos, e alcançar até 240 km/h de velocidade máxima.
Essa variante do Porsche Taycan tem preços a partir de R$ 775 mil no configurador da Porsche, mas pode bater perto de R$ 1 milhão se o interessado incluir acessórios como pintura especial (+ R$ 10.495), rodas (+ R$ 19.491), eixo traseiro esterçante (+ R$ 9.413) e demais itens do pacote para deixá-lo o mais completo possível.