Publicidade

Quais carros podem ficar mais baratos com o IPI Verde?

Por  | 

Compartilhe:
Divulgação/GM
Divulgação/GM

O governo federal publicou na quinta-feira (10) o decreto que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos nacionais com motores flex até dezembro do ano que vem. A medida, que faz parte do programa Carro Sustentável, vai beneficiar modelos como o Chevrolet Onix, o Fiat Argo e outros, independentemente do preço de venda. 

A ideia é que a mudança ajude a aquecer a indústria automotiva do Brasil, que já não oferece mais veículos abaixo de R$ 80 mil. Em contrapartida, o governo deve aumentar a arrecadação dos veículos mais poluentes, medida prevista pelo Programa Mobilidade Verde e Inovação (MOVER). 

O que muda é que o cálculo não é mais feito com base na potência do motor e das emissões. Agora, os carros nacionais e importados passam a ser classificados por uma pontuação determinada a partir do impacto ambiental e eficiência energética; quanto melhor a nota, menor o IPI cobrado. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O benefício vai ser concedido somente a veículos que tenham sido produzidos no Brasil e que atendam a alguns critérios, como o uso de motor flex, potência de até 115 cv, bons níveis de segurança e critérios de reciclabilidade.

Já os modelos movidos apenas a gasolina, diesel ou híbridos tradicionais não se enquadram na nova política e podem até sofrer aumento de alíquota.

Isenção total do IPI 

Para um veículo ser totalmente isento do IPI, é necessário cumprir requisitos como a produção e pintura totalmente feitas no Brasil, que seja um carro compacto, que pelo menos 80% da sua massa seja de materiais recicláveis, entre outros. 

Além disso, as montadoras precisam cadastrar os veículos elegíveis ao benefício com o Ministério de Desenvolvimento. Depois, o governo vai realizar uma análise técnica para publicar uma portaria com os modelos aptos ao reajuste. 

10 modelos beneficiados pelo IPI reduzido

Por ora, os modelos cotados para o benefício são:

Continua após a publicidade
  1. Chevrolet Onix (MT, LT, LTZ) - de 82 cv a 115 cv
  2. Chevrolet Onix Plus (MT, LT, LTZ, Premier) - de 82 cv a 115 cv
  3. Citroën Basalt (Feel) - até 75 cv
  4. Citroën C3 (Live, Live Pack e Feel) - até 75 cv
  5. Fiat Argo (1.0 e Drive) - até 77 cv
  6. Fiat Mobi (Like e Trekking) - até 74 cv
  7. Hyundai HB20 (Comfort e Limited) - até 80 cv
  8. Hyundai HB20S (Comfort e Limited) - até 80 cv
  9. Renault Kwid (Zen, Intense, Iconic e Outsider) - até 71 cv
  10. Volkswagen Polo (Track, Robust e TSI MT) - de 84 cv a 115 cv

Leia também:

Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade

Continua após a publicidade

Fonte: AutoEsporte

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*