Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Volvo testa sistema de direção autônoma que promete ser superior ao da Tesla

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Janeiro de 2022 às 12h35

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

A Volvo está realizando testes de seu novo pacote de direção autônoma, o Ride Pilot. Esse sistema equipará todos os próximos carros da marca sueca e deve fazer sua estreia no sucessor do SUV grande XC90, que será 100% elétrico. A expectativa é que esse recurso seja superior ao Auto Pilot, da Tesla.

O veículo equipado com esse sistema não terá qualquer intervenção externa ou do motorista para aferir sua qualidade e precisão. O diferencial desse pacote de direção autônoma será o software Zenseact AD, que vai dar ao SUV da Volvo total condição para saber o que há ao seu redor, gerenciando os cinco sensores LiDAR, oito câmeras e dezesseis sensores ultrassônicos que vão fazer parte desse ecossistema.

No momento, o Ride Pilot está em testes na Suécia, mas a Volvo já trabalha para que ele possa ser avaliado em estradas da Califórnia, nos Estados Unidos. O plano da empresa é oferecer acesso à tecnologia por meio de uma assinatura no estado americano e, se tudo der certo, expandir o projeto para outros territórios.

Continua após a publicidade

Quando o sistema de direção autônoma será lançado?

A Volvo não confirma, mas o sucessor do XC90, seu veículo mais caro em linha, será lançado em 2023 como ano 2024. A empresa, aliás, já mostrou imagens do conceito e deu pistas de como pode ser seu design e porte. A única certeza é que o este SUV será 100% elétrico, assim como os demais novos carros da marca sueca.

Continua após a publicidade

A julgar pelo modo como a Volvo trata o mercado brasileiro, é bem provável que o novo SUV será lançado em nosso mercado, assim como aconteceu com o XC40 Pure Electric, o primeiro carro 100% elétrico da montadora.

Fonte: Inside EVs