Volvo testa tecnologia de carregamento sem fio em táxis na Suécia

Volvo testa tecnologia de carregamento sem fio em táxis na Suécia

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 11 de Março de 2022 às 08h10
Reprodução/Green Car Reports

A Volvo e a Momentum Dynamics anunciaram o início de uma série de testes que, se derem certo, poderão ser a resposta que tantos procuram para impulsionar ainda mais o mercado de carros elétricos no mundo: um carregamento mais eficaz.

A parceria entre as empresas decretou que uma pequena frota de táxis, toda formada por carros XC40 Recharge, da Volvo, será “cobaia” para uma tecnologia inovadora de carregamento sem fio.

Táxis elétricos com carregamento sem fio serão atrações em Gotemburgo (Imagem: Reprodução/Green Car Reports)

O local escolhido para a experiência foi a cidade de Gotemburgo, segunda maior da Suécia e que abriga a sede mundial da Volvo. A área fica na chamada Zona Verde, que é usada com frequência para testes de novas tecnologias.

A Volvo informou que os táxis selecionados para os testes passarão por uma verdadeira maratona. Eles serão utilizados, em média, 12 horas por dia e percorrerão 100 mil quilômetros em um ano para comprovar a durabilidade da tecnologia.

Como funcionará o carregamento sem fio da Volvo?

O carregamento rápido sem fio que a parceria entre Volvo e Momentum Dynamics testará em uma frota de XC40 na Suécia utilizará potência de 40 kw e trabalhará em conjunto com um hardware que não exigirá do motorista a saída do carro para conectar cabos ou plugues.

Imagem mostra como carro elétrico será carregado de forma wirelles (Imagem: Reprodução/Green Car Reports)

O sistema de carregamento ficaria posicionado abaixo do solo e o veículo a ser carregado contaria com um receptor. Por meio de ondas magnéticas, a energia passaria a esse receptor e, posteriormente, à bateria do carro.

A Volvo, na verdade, é a segunda empresa a testar carregadores sem fio desenvolvidos pela Momentum. Em 2020, juntamente com outra empresa, a Cabonline, a Jaguar Land Rover testou sistema similar e colocou 25 Jaguar I-Pace para rodar em Oslo, na Noruega.

Fonte: Green Car Reports

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