Preview Renault Kardian | SUV chega para incomodar rivais
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Lançado com o claro objetivo de competir diretamente com o Fiat Pulse e com o Volkswagen Nivus no segmento dos B-SUVs, o Renault Kardian mostrou, em seu cartão de visitas, que tem potencial para aspirar os lugares mais altos no pódio dos mais vendidos no Brasil.
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A reportagem do Canaltech teve o primeiro contato com o modelo compacto francês em um test-drive de cerca de 80 quilômetros, em um trajeto que misturou trechos urbanos com descidas e subidas de serra e passagens por estradas de terra, com esporádicas paradas por pontos turísticos da Serra Gaúcha, na região entre Gramado e Canelas.
A primeira impressão ao volante do Renault Kardian em sua versão topo de linha — Première Edition — foi a melhor possível, tanto que diz respeito ao desempenho quanto ao equilíbrio e o conforto oferecidos pelo novo SUV do mercado brasileiro.
O teste deixou claro que a combinação do novo motor TCe 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgf/m de torque com o também inédito câmbio automatizado EDC (Efficient Dual Clutch) de 6 velocidades e dupla embreagem banhada a óleo foi um acerto da montadora francesa.
Como anda o Renault Kardian?
O comportamento dinâmico do Renault Kardian surpreendeu positivamente. Apesar de ser um carro alto, com 21 centímetros de distância em relação ao solo, o SUV compacto da marca francesa apresentou um rodar bastante homogêneo, tanto em pistas com melhores condições quanto em terrenos acidentados.
A suspensão foi bem acertada pela Renault para tornar o Kardian um carro equilibrado e seguro até mesmo em estradas de terra, com mínima rolagem da carroceria. Mesmo sob as condições mais críticas de terreno, o SUV não apresentou a chamada "cabritagem", e permitiu o controle total da tocada, sem sustos.
O isolamento acústico é outro ponto que merece elogios, pois o som do motor TCe 1.0 turbo, que entrega o torque na medida exata em rotações mais baixas, invade a cabine no limite do agradável, com um ronco gostoso e nada exagerado. Dá para conversar com o passageiro ou, então, aproveitar do bom sistema de som com 6 alto-falantes sem ser incomodado por barulhos externos.
Os únicos dois pontos de atenção que, ao menos no meu caso, evitaram que a experiência ao volante do Kardian recebesse nota 10 foram direcionados à ergonomia.
Apesar de o banco ser bastante confortável e de a posição mais alta de dirigir agradar, o ajuste de distância, altura e posição da lombar não me "abraçou" como eu esperava.
Talvez por conta da minha estatura (1,87 m) tenha ficado mais difícil me acomodar, mas nada que tenha tornado a dirigibilidade algo exaustivo. Nem perto disso. Os comandos satélite na coluna de direção, característica antiga dos carros da marca, também destoam um pouco da proposta moderna e futurista do SUV.
Sistema Adas em ação
A versão mais completa do Kardian, como a testada pelo Canaltech na Serra Gaúcha, conta com 13 recursos do sistema ADAS de auxílio à condução. Durante o longo test-drive, majoritariamente feito em estradas, pudemos notar que um dos recursos mais interessantes é o que mostra, em tempo real, quanto você está distante do carro da frente em segundos (e não em metros, como é comum).
Quando a distância para o veículo da frente é superior a 1 segundo, o número no painel de informações aparece em verde. À medida em que o condutor aumenta a velocidade e se aproxima mais do carro da frente, diminuindo o tempo para uma eventual frenagem de emergência, o número fica vermelho, em sinal de alerta para uma possível colisão.
Vale pontuar que o Kardian em sua versão Première oferece, além do citado alerta de distância segura, outros recursos bastante interessantes do pacote ADAS, tais como: ACC (controle de cruzeiro), alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência e câmera multiview.
Renault Kardian: O que esperar?
Pelo que mostrou em suas primeiras impressões, o Renault Kardian chegará ao mercado ainda neste mês de março para dar muitas dores de cabeça não apenas aos concorrentes diretos, mas também aos SUVs de um segmento maior.
Uma das armas do modelo francês é o entre-eixos de 2,60 metros, o maior da categoria, e muito próximo, por exemplo, do que oferece o Volkswagen T-Cross,mais vendido do Brasil em 2023, que tem 2,65 metros. Para efeitos de comparação, o Nivus tem 2,57 m, e o Pulse oferece 2,53 metros.
A pergunta sobre o que esperar do Renault Kardian no Brasil foi respondida por Aldo Costa, executivo responsável pelo novo produto global da marca.
"O Kardian mira em um público jovem, tech, de classe A ou B, com renda mensal de R$ 15 mil e recém-casado. É um cliente emocional, tecnológico e exigente, que busca um carro com DNA e que dê prazer ao dirigir", resumiu.
Pelo que apresentou no teste, sob as mais diversas condições de rodagem, o Renault Kardian, realmente, entrará nessa briga não como mero espectador, mas para ganhar.
A reportagem do Canaltech aguarda a chance de, em breve, ficar um tempo maior de posse do carro para, em um review detalhado, detectar com maior exatidão todos os pontos positivos levantados nessa primeira impressão e, claro, o que também pode ser melhorado no SUV compacto da Renault.
Renault Kardian: versões e preços
O consumidor brasileiro já pode começar a procurar o Renault Kardian nas concessionárias espalhadas pelo país. O SUV compacto será oferecido em quatro cores (Laranja Enery, Branco, Prata e Preto), com opção bitom para o teto, exceto na preta. Ao todo, serão três versões e preços:
- Evolution Turbo TCe: R$ 112.790
- Techno Turbo TCe: R$ 122.990
- Première Edition Turbo TCe: R$ 132.790