Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview BYD King | Sedan híbrido tem potencial para ser "novo Rei"

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2024 às 07h00

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

A BYD abusou da ousadia ao adotar como slogan de lançamento do King, sedan híbrido plug-in da marca, o slogan “é tempo de um novo Rei”. O que sentimos após um primeiro contato ao volante do modelo, porém, é que a marca chinesa, aparentemente, não exagerou.

A primeira experiência dirigindo o modelo foi extremamente rápida, composta por apenas três voltas em um circuito curto montado dentro do estacionamento de um shopping na Zona Norte da capital paulista.

O pulo do gato da BYD para mostrar o quanto o King pode surpreender e cativar o consumidor brasileiro, porém, foi dado antes do test-drive ao volante do sedan híbrido plug-in ter início.

Continua após a publicidade

A montadora chinesa surpreendeu ao levar para pista uma unidade do Toyota Corolla Hybrid, atual líder do segmento dos sedans médios no Brasil, e apontado pela própria BYD como o rival a ser batido no país. Cada jornalista foi convidado a dar duas voltas no circuito ao volante do modelo japonês e, depois, experimentar o King. Por que? O Canaltech te conta.

Corolla x King: principais diferenças

O maior objetivo da BYD em disponibilizar um Toyota Corolla híbrido aos jornalistas e fazer com que todos experimentassem o modelo japonês antes de rodar com o BYD King tinha, na visão da marca, uma série de motivos.

Os principais foram mostrar o que o modelo da BYD tem de diferente em relação ao da Toyota, um híbrido convencional que usa a força dos motores elétricos apenas em determinadas situações, e tem autonomia reduzida (cerca de 1 km) no modo exclusivamente elétrico.

Além da diferença de autonomia nesse modo (105 km x 1 km), o King também leva vantagem na potência combinada (235 cv x 122 cv), aceleração de 0 a 100 km/h (7,3 segundos x 12,5 segundos), consumo (25,6 km/l x 22,7 km/l) e autonomia (1.200 km x 880 km).

Mas, na prática, o que esses números que pendem favoravelmente ao BYD King efetivamente significam? A tocada do sedan chinês é mesmo tão superior ao comportamento do Corolla, um dos carros mais vendidos de todos os tempos e que tem a confiabilidade como ponto alto?

Continua após a publicidade

BYD King: potencial para ser "novo rei"

Depois de ver tantos números, chegou a hora da verdade. O que deu para sentir ao volante do BYD King em três voltas curtas no improvisado circuito dentro do estacionamento do shopping? Ele tem mesmo potencial para ameaçar o Toyota Corolla?

Após acelerar forte em duas retas, experimentar a facilidade do ângulo de giro, que permite a realização de difíceis manobras com apenas um movimento; por à prova a eficiência do sistema de suspensão, que se mostrou bem equilibrado no sedan de tração dianteira; e sentir a segurança nas curvas, a resposta é clara.

O Toyota Corolla tem, sim, motivos de sobra para se preocupar com a chegada do King ao mercado brasileiro. E não apenas pelo preço competitivo ou pelos números “frios”, que são favoráveis ao modelo chinês. A preocupação maior, sem dúvida, é pelo comportamento do King na pista: o de um digno “rei” do segmento.

Continua após a publicidade