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5 motivos para NÃO comprar o Peugeot e-2008 GT

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Março de 2023 às 09h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Lançado no final de 2022, o novo Peugeot e-2008 GT é o segundo carro elétrico da montadora francesa a chegar ao Brasil (o primeiro foi o Peugeot e-208 GT). Com bom preço de lançamento e inúmeras qualidades, ele pode ser a porta de entrada ideal para quem quer um SUV e, ao mesmo tempo, um veículo zero emissão competente.

Entretanto, existem alguns pontos que podemos destacar que, se não são defeitos graves do SUV — e, de fato, não são —, podem fazer clientes mais exigentes pensarem em outros modelos de valor semelhante e propostas parecidas.

Com isso em mente, o Canaltech listou 5 motivos que podem fazer você não comprar o Peugeot e-2008 GT.

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5. SUV, pero no mucho

Destacamos que o conforto do Peugeot e-2008 GT é um de seus atributos mais positivos, mas não espere, aqui, ter a experiência genuína de um SUV. Segundo dados da montadora, são apenas 17,4cm de vão-livre do solo, algo que fez com que nossa reportagem, por exemplo, esbarrasse em algumas valetas pela cidade de São Paulo.

Uma Fiat Strada Ranch, por exemplo, tem 19,6cm nessa medida, algo que retrata bem o que queremos dizer. Não incomoda, claro, mas é algo que devemos explicar para quem deseja ter um e-2008 GT.

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4. Painel

O painel frontal do Peugeot e-2008 GT é idêntico ao do irmão e-208 GT, sendo assim tem os mesmos probleminhas. O principal deles é a disposição de alguns botões e suas funções na central multimídia. Por mais que a interface seja boa, os botões touch, que têm funções específicas e importantes no carro, como acessar a área do Android Auto e da climatização, são pouco intuitivos.

3. Modo "Normal" gastão demais

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Se no modo Eco conseguimos estender bem a autonomia do Peugeot e-2008 GT, no modo "normal" isso já não é possível. Por ser mais pesado do que o e-208 GT e ter o mesmo motor, o SUV exige mais do seu propulsor e isso, claro, afeta o alcance. O que não esperávamos é uma diferença tão grande de consumo.

No modo Eco ele chegou a bater 15 kWh/100km, já no modo normal a medida foi de 22 kWh/100km. No Peugeot e-208 GT, isso não aconteceu.

2. e-208 GT com fermento?

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Antes de mais nada, é bom ressaltar que o Peugeot e-2008 GT é muito bem equipado. A versão vendida no Brasil conta com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção ativa, alerta de ponto cego, seis airbags, câmera 360º, reconhecimento de placas de trânsito, GPS Nativo e muitos outros itens.

A questão é: ele tem a mesma lista tecnológica e aparência interna do e-208 GT. Para clientes que estão nessa faixa de valor para adquirir um carro, a exclusividade pode pesar. E como há uma diferença de mais de R$ 30 mil entre o hatch e o SUV, talvez o tamanho do carro não seja um fator tão relevante assim. O preço, é bom lembrar, é um dos pontos positivos desse produto — assim como o acabamento e design —, mas o seu irmão eletrificado também tem um ótimo valor pensando nesse tipo de carro. É para se pensar.

1. Desempenho

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É inevitável comparar o e-2008 com o e-208 e um dos motivos também está debaixo do capô: o motor. Trata-se do mesmo powertrain para ambos os carros, um propulsor elétrico de tração dianteira que entrega 136cv de potência e 26,5 kgf/m de torque. Não dá para dizer que o desempenho é ruim, mas sentimos que faltou um pouco de fôlego em algumas situações com o SUV que, com o hatch, nunca aconteceu.

Os motivos: aerodinâmica e peso. Um hatch sempre terá aerodinâmica melhor do que um SUV, salvo raríssimas exceções. Já o peso é matemático e entra a relação peso/potência. O e-2008 pesa 1.630kg, enquanto o e-208 pesa 1.539kg. O 0 a 100km/h do SUV é feito em 10s, enquanto no hatch foi feito em 8,3s.

Para efeito de comparação, mesmo sendo maior, o BYD Yuan Plus, que tem, sim, um lançamento agressivo no Brasil, está equipado com um motor 204 cv de potência e 31,6 kgf/m de torque, suficientes para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. O preço dele: R$ 269.990. Longe de querer comparar os SUVs, pois são de categorias e propostas diferentes, mas a Stellantis poderia ter equipado seu crossover com um motor elétrico um pouco mais capaz, o que o tornaria ainda mais exclusivo e atraente do que já é.