Carro elétrico popular? É o que prometem General Motors e Honda

Carro elétrico popular? É o que prometem General Motors e Honda

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 06 de Abril de 2022 às 10h10
Divulgação/Steve Fecht, General Motors

A General Motors e a Honda anunciaram nesta terça-feira (5) uma parceria histórica que promete mudar o mercado automotivo: as duas gigantes vão desenvolver carros elétricos populares, voltados para mercados emergentes e pessoas com menor poder aquisitivo.

A ideia é que esses carros sejam compactos, com foco maior em SUVs para aproveitar sua popularidade cada vez maior, principalmente no Brasil, e cheguem às lojas de todo o mundo a partir de 2027.

"A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.

O Chevrolet Equinox vai ampliar linha de elétricos da GM (Imagem: Divulgação/General Motors)

Além de desenvolver carros elétricos populares, Honda e General Motors trabalharão para criarem novas baterias e uma plataforma global para criar os veículos. Com esse movimento, as empresas esperam reduzir os custos de produção desses bólidos, o principal vilão na hora de precificar.

"O progresso que tivemos com a GM desde que anunciamos a parceria no desenvolvimento de baterias para EVs em 2018, seguido do desenvolvimento conjunto de veículos elétricos como o Honda Prologue, tem demostrado uma relação de ganha-ganha que pode criar novo valor para nossos clientes”, disse Shinji Aoyama, diretor-executivo sênior da Honda.

O HR-V é um dos primeiros eletrificados da Honda (Imagem: Divulgação/Honda)

Segundo a GM, de início as baterias utilizadas nos primeiros carros serão as de Ultium, desenvolvidas por ela nos Estados Unidos. Sendo assim, nada de parcerias com a LG, responsável pelas células que equipam o principal carro elétrico da montadora, o Chevrolet Bolt.

O próximo carro elétrico da General Motors será o Chevrolet Equinox EV, já confirmado para chegar em 2023. Os planos da gigante estadunidense é de ser totalmente elétrica até 2035. Já a Honda, que revelou recentemente seus planos de eletrificação, tem como meta eliminar carros 100% a combustão em 2030.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.