Novo Nissan Kicks estreia tração integral nos EUA; Brasil terá SUV em 2026
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |

A Nissan começou a vender a segunda geração do Kicks no mercado norte-americano. Fabricado em Aguascalientes (México), o SUV compacto chega como linha 2025 com visual bem mais arrojado, mais espaço interno e até opção com tração integral. Para o Brasil, a previsão é que modelo comece a ser feito em Resende (RJ) no próximo ano, já como linha 2026.
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Como é o Nissan Kicks 2025
Por conta da nova plataforma modular compacta da aliança Renault-Nissan- Mitsubishi (CMF-B), o novo Nissan Kicks nasce maior e com mais espaço interno em todas as dimensões, exceto no porta-malas (reduziu de 432 litros para até 338 litros).
Também oferece maior conectividade, ADAS (auxílios semiautônomos ao condutor) e até mesmo tração integral nas versões de topo, que têm pequenas diferenças de projeto para acomodar o sistema AWD.
Visualmente, o Kicks 2025 adota a mais recente linguagem visual da Nissan, com capô mais alto, faróis em forma de adaga no topo da dianteira e 4 luzes de posição de LED, que descem em cascata nas laterais das barras horizontais da grade.
Na traseira, a combinação de recorte da tampa do porta-malas, lanternas verticalizadas e régua central fazem o Kicks lembrar um SUV-cupê, bem como acenar a modelos da também japonesa Lexus (marca premium da Toyota).
Quanto mede o novo Kicks
Em termos dimensões, o novo Kicks traz as seguintes medidas para o mercado norte-americano:
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Comprimento: 4,36 m
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Espaço entre-eixos: 2,65 m a 2,66m (AWD)
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Altura: 1,62 m (AWD) a 1,63 m
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Largura: 1,80 m
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Porta-malas: 338 litros (AWD) a 355 litros
Para comparação, o Nissan Kicks vendido atualmente no Brasil tem as seguintes medidas:
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Comprimento: 4,36 m
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Espaço entre-eixos: 2,61 m
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Altura: 1,59 m
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Largura: 1,76 m
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Porta-malas: 432 litros
Novo motor de 2 litros
A fábrica de Aguascalientes recebeu investimento de US$ 700 milhões (cerca de R$ 3,8 bilhões na conversão direta) para se adequar ao novo projeto. Chamado internamente de P16, tele em o objetivo de manter a liderança do segmento de SUVs no México, bem como abastecer EUA, Canadá e um total de 70 países via exportação.
Além do novo estilo e tamanho ampliado, o novo Kicks adota também um novo motor de 2 litros para a América do Norte, mais potente, mas focado sobretudo na maior autonomia.
Chamado de MR20DD, o 4-cilindros gera 140 cv de potência com 19,35 kgfm de torque, gerenciado pela transmissão Xtronic CVT. Com ele, o Kicks acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 s, com consumo urbano de 11 km/l e rodoviário de 15 km/l.
Quanto custa o novo Nissan Kicks?
Nos EUA, o novo Nissan Kicks terá três versões (S, SV e SR), além de duas opções de acabamento para o topo da gama, com valores entre US$ 21.800 e US$ 26 mil - entre R$ 119.500 e R$ 137 mil na conversão limpa, sem impostos.
Tração integral AWD é opcional de US$ 1.600 (R$ 8.800) disponível para todas as versões, enquanto as mais caras podem contar ainda com dupla de telas conjugadas de 12 polegadas para painel de instrumentos e central multimídia, bem como teto solar panorâmico, som premium com 10 falantes da Bose e bancos com tecnologia de apoio de coluna Zero Gravity, patenteada pela Nissan.
Brasil terá novo Kicks em 2026
Com investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado no final de 2023, a unidade de Resende (RJ) da Nissan deve começar a produzir o novo Kicks em meados de 2025, já como parte da linha 2026 para o mercado brasileiro.
Rumores apontam, ainda, que atual geração prossiga no mercado com novo nome, como opção mais em conta.
A expectativa é que o novo modelo também estreie um novo motor por aqui, mas não o 2.0. Trata-se do 1.0 turboflex, de 3 cilindros, já utilizado pelo Renault Kardian, que gera 125 cv com 22.4 kgfm máximos.
Atualmente, o Kicks reestilizado de 1ª geração ainda usa o motor 1.6 aspirado, com 110/113 cv e torque de 15,2/15,3 kgfm (com gasolina e etanol, respectivamente), junto ao CVT que simula 6 marchas.
Os preços variam de R$ 114.190 a R$ 155.990, que em conjunto com o pacote entregue faz do Nissan Kicks o 4º SUV mais vendido do Brasil de janeiro a agosto, com 39.353 unidades emplacadas, segundo dados de concessionários ligados à Fenabrave.