Publicidade

Lexus RZ | Primeiro SUV elétrico da marca é luxuoso, tecnológico e potente

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Abril de 2022 às 14h10

Link copiado!

Divulgação/ Lexus
Divulgação/ Lexus

A Lexus, marca de carros de luxo da Toyota, mostrou mais detalhes do seu primeiro carro elétrico, o SUV RZ. Munido de um interior luxuoso, design moderno e motores elétricos muito potentes, o veículo é uma grande aposta da fabricante para entrar de vez na era dos zero emissão, já que há anos está consolidada entre os híbridos.

O Lexus RZ será feito sobre a plataforma e-TNGA, que dará vida aos vindouros carros eletrificados da Toyota daqui em diante. Com isso, o SUV elétrico de luxo terá capacidades interessantes de tração, autonomia e desempenho, além do conforto característico dos bólidos do grupo.

Continua após a publicidade

Segundo a marca, o Lexus RZ é um SUV elétrico de porte médio, mas com desempenho de esportivo. Para isso, conta com dois motores elétricos (um em cada eixo), que geram 244cv no dianteiro e 108cv no traseiro, totalizando 352cv de potência combinada. Os dados de 0 a 100km/h não foram revelados pela Lexus.

Para alimentar esse powertrain, a marca separou uma bateria de 71,4 kWh, suficiente para dar ao carro autonomia de pouco mais de 360km no ciclo dos Estados Unidos, o EPA. No WLTP, usado no Brasil e Europa, deve ser algo na casa dos 400km, bem parecido com modelos como o Volvo XC40 Pure Electric.

Tudo isso, claro, com zero ruído e trabalhando em conjunto com outras tecnologias presentes no SUV elétrico, que promete ser um dos melhores do mercado.

Tecnologia a favor da dirigibilidade

Continua após a publicidade

O Lexus RZ é um SUV elétrico extremamente tecnológico, mas isso não está restrito aos seus itens de segurança e entretenimento. Uma das grandes novidades é o sistema de tração Direct4, desenvolvido pela Toyota e que estreia neste modelo.

Segundo a marca, o condutor pode escolher qual dos motores será mais utilizado durante a viagem. Se quiser uma tração integral, basta dividir em 50/50, mas, é possível optar por uma utilização prioritária do propulsor dianteiro, que é mais potente. A combinação fica à escolha de cada um.

A Lexus explica que esse sistema, somado ao Lexus Driving Signature, dá ao RZ uma experiência única de condução, mesclando esportividade e conforto.

Continua após a publicidade

Além disso, o carro virá equipado com o que há de melhor em termos de assistências de condução e segurança ativa, com uma evolução do Toyota Safety Sense, que aqui será chamado de Lexus Safety System+ 3.0.

Além de recursos como frenagem automática e piloto automático adaptativo, o Lexus RZ terá de série:

  • Sistema de pré-colisão (PCS): O sistema de monitoramento do motorista verifica a condição do motorista e, se for determinado que o motorista está distraído ou sonolento, julgado pela frequência com que o motorista desvia o olhar da estrada, o sistema fornecerá um alerta de tempo anterior e frenagem para ajudar a evitar uma colisão e/ou possíveis danos.
  • Controle de Cruzeiro Dinâmico com radar (DRCC) (com função de acompanhamento de velocidade máxima): Enquanto ativado, o sistema de monitoramento do motorista verificará se o motorista está atento e avaliará a distância do veículo anterior, ajustando com base na distância (quatro níveis disponíveis), frenando automaticamente quando muito perto.
  • Alerta de Saída de Faixa [LDA]: Quando o sistema de monitoramento do motorista é acionado, o sistema detecta o nível de alerta do motorista e, se determinar que o motorista está desatento, o sistema ativa o alerta ou a assistência de direção mais cedo do que habitual.
  • Sistema de Parada de Condução de Emergência [EDSS]: Quando LTA é ativado, se o sistema de monitoramento do motorista determinar que o motorista não pode continuar dirigindo o veículo, o sistema irá desacelerar o veículo e parar dentro da faixa atual para ajudar a evitar uma colisão ou reduzir o impacto de uma colisão. Para fazer isso, o sistema primeiro avisa os arredores piscando as luzes de emergência enquanto desacelera suavemente o veículo até que o veículo pare completamente.

Lexus RZ: Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

O Lexus RZ será lançado oficialmente ainda em 2022. A montadora ainda não revelou preços e versões do SUV elétrico, mas o fará em breve.