Publicidade

Na esteira do iX, BMW promete carros elétricos mais acessíveis

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Murilo Kugler/Canaltech
Murilo Kugler/Canaltech
Tudo sobre BMW

Três meses após apresentar oficialmente o iX com o rótulo de “1º carro inteligente do Brasil”, a BMW selecionou alguns veículos de imprensa para realizar um test-drive a bordo do modelo em sua versão mais completa, a XDrive50.

O Canaltech teve a honra de fazer parte do seleto grupo e, a convite da montadora alemã, testou o carro elétrico em um bate-volta até a Riviera de São Lourenço, em Bertioga, cidade do litoral de São Paulo. Antes de pegar a estrada, no entanto, a reportagem participou de um briefing virtual com Emílio Paganoni, Gerente Sênior de treinamento do BMW Group Brasil.

Assim como havia feito na época da apresentação, o executivo da marca esmiuçou em detalhes tudo o que o BMW iX oferecerá aos compradores que se dispuserem a gastar entre R$ 600 e R$ 800 mil para ter uma das duas versões à venda no Brasil e, claro, aos jornalistas selecionados para a experiência.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O BMW iX em sua versão XDrive50 tem um motor com 523 cavalos de potência, 76 kgfm de torque e bateria de 111,5 kWh, configuração que dá ao modelo alemão a capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e uma autonomia estimada de 630 quilômetros no ciclo WLTP, padrão na Europa e no Brasil.

Foco na sustentabilidade

O projeto do carro, segundo Paganoni, foi pensado no que a BMW chama de "economia circular”, ou seja, ser eletrificado do posto à roda com sustentabilidade. O executivo argumentou que não adianta criar um carro que é econfriendly (amigo do meio-ambiente) enquanto roda, mas que emite níveis alarmantes de carbono na cadeia produtiva.

“Temos que pensar não só na reciclagem, mas também nos métodos de produção e nas energias que alimentam os métodos produtivos. Antigamente o luxo era possuir, mas hoje em dia é pertencer. O consumidor começou a se preocupar com a representatividade do produto que ele usa.Tendo isso em vista, quando se produz um carro no padrão BMW, temos um limite de que 95% de qualquer carro elétrico BMW tem que ser reciclável”, explicou.

O diretor da BMW revelou que as instalações em que o iX é produzido funcionam 100% com energia renovável, eólica ou fotovoltaica. “O projeto do iX, assim como foi o do i3, lá atrás, é com sustentabilidade”, assegurou, citando que o SUV tem em sua composição, entre outros materiais, madeira de reuso, acabamentos em lã e plásticos já reciclados.

Continua após a publicidade

Carros elétricos mais acessíveis

Assim como já fizeram outras marcas consideradas referência no segmento automotivo premium, como a Volvo e a Jaguar Land Rover, a BMW também parece estar disposta a alcançar uma gama mais abrangente de clientes no Brasil. Para isso, Emílio Paganoni assegurou ao Canaltech que há planos de ampliar a gama de automóveis elétricos com carros mais acessíveis.

“Quanto mais carros elétricos na nossa gama, mais acessíveis eles vão ficar. Temos outros estudos, para outras plataformas de produto. O Mini já é mais acessível, e dentro dos padrões BMW, mas existem, sim, estudos para várias plataformas de produtos”, concluiu.