5 carros criados por brasileiros
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Fiat, General Motors, Volkswagen e muitas outras montadoras de automóveis fabricam seus modelos no Brasil, mas carros como o Polo, o Mobi e o Onix não são verdadeiramente brasileiros, pois têm origem europeia.
Há, porém, pelo menos 5 carros que já estiveram presentes no nosso mercado que “nasceram e cresceram” em território verde-amarelo, e podem ser considerados genuinamente brasileiros.
Alguns deles ainda são encontrados no mercado de usados e, dependendo do modelo, custam mais caro até que carros atuais 0km, pois viraram exemplares de coleção. O Canaltech listou 5 carros criados por brasileiros e vai mostrá-los agora para você.
5 carros brasileiros: de SUV a esportivos
A lista de 5 carros genuinamente brasileiros tem representantes do segmento dos hatches, SUVs e, também, esportivos. Confira os selecionados pelo Canaltech e comente conosco se você se lembra de algum.
5. Gurgel BR-800
Nada melhor para abrir a lista de 5 carros genuinamente brasileiros com um modelo que leva BR no nome, não é mesmo? Estamos falando do Gurgel BR-800, que carrega consigo a honra de ter sido o primeiro veículo totalmente desenvolvido e fabricado dentro do país.
Idealizado pelo empresário João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fundador da Gurgel Motores S/A, o BR-800 foi produzido entre 1988 e 1991 na sede da empresa em Rio Claro, interior de São Paulo.
Para quem não sabe, foi ele também quem fez o primeiro carro elétrico brasileiro.
O hatch subcompacto tinha sob o capô um motor boxer de 2 cilindros refrigerado a água, que entregava potência máxima de 36 cv e torque de 6,6 kgf/m, sempre em conjunto com um câmbio manual de 4 marchas. A tração era traseira, e a velocidade máxima atingia 115 km/h.
4. Agrale Marruá
O Agrale Marruá também é um carro genuinamente brasileiro que talvez muitos nunca tenham ouvido falar.
O modelo foi lançado no mercado em 2005 para substituir os jipes antigos a serviço das Forças Armadas do país.
O “Touro Selvagem” conquistou também o coração de muitos civis justamente por conta da robustez do modelo 4x4, ideal para quem precisa de um carro com força para encarar áreas rurais.
O carro produzido em Caxias do Sul segue ativo nas linhas de produção da Agrale, agora com especificações mais interessantes, como freio a disco nas 4 rodas, e uma capacidade de carga aumentada para uma tonelada.
3. Troller T4
Outro carro genuinamente brasileiro que tem na força e na robustez seus principais atributos é o Troller T4. Claramente inspirado nos modelos da Jeep, o Troller tinha chegou a ser o SUV mais vendido do país em dezembro de 2008, com 1.104 unidades emplacadas.
O Troller T4 tinha capota rígida de fibra ou de lona removível, e era produzido em três versões distintas, todas com motores Turbo Diesel (2.8, 3.0 e 3.2). As potências variavam entre 132 cv e 200 cavalos, dependendo da versão. A velocidade máxima era de 160 cv para a variante menos potente, e de 180 cv para as demais.
2. Miura Saga
A lista de 5 carros genuinamente brasileiros também tem representantes do segmento esportivo. O primeiro deles é o Miura, produzido pela montadora que nasceu em 1976, pelas mãos dos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi, e fechou as portas menos de duas décadas mais tarde, em 1992.
A Miura foi fundada logo após o Brasil fechar as portas do mercado para carros importados. Com isso, Besson e Gobbi levantaram a fábrica em Porto Alegre (RS) focados especialmente em carros com design esportivo.
Um dos carros mais impressionantes produzidos pela empresa foi o Miura Saga, que ficou nas esteiras entre 1984 e 1988. O motor era o mesmo do Volkswagen Santana, de 1.8 litros e 92 cv de potência com álcool no tanque. A carroceria era de fibra de vidro e o chassi tubular.
Dotado de teto solar, ar-condicionado, trio elétrico e muito luxo, o carro tinha ainda sensor crepuscular, sistema de infotenimento com tv de 5 polegadas, aviso por voz para reabastecimento e muito mais.
1. Puma GTB
Vamos fechar a lista de 5 carros genuinamente brasileiros com o modelo que, com certeza, muitos já ouviram falar. Afinal, trata-se de um verdadeiro clássico até hoje: o Puma GTB.
Apresentado no Salão de Automóvel de 1973 como Puma GTO, passou a ser vendido no ano seguinte com a sigla GTB, que significava Gran Turismo Brasil. Inspirado em um dos muscle cars mais desejados do mundo, o Chevrolet Camaro, o Puma GTB, com o passar do tempo, ganhou sua própria legião de fãs, tamanha a competência dos engenheiros na fabricação de um carro belíssimo e muito potente.
O esportivo genuinamente brasileiro fez tanto sucesso que havia fila de espera para os interessados. Afinal, o Puma GTB, construído com carroceria de plástico e fibra de vidro, tinha sob o capô o motor Chevrolet de 6 cilindros em linha e 4.1 litros, que rendia 171 cv e 32,5 kgf/m.
O Puma GTB era capaz de chegar a 190 km/h, e acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 12,5 segundos. A chegada dele ao mercado causou muitas dores de cabeça a modelos mais tradicionais, como o Dodge Dart.