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5 fatos surpreendentes sobre o Mercedes-Benz EQA 250

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Janeiro de 2024 às 09h30

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Felipe Ribeiro/Canaltech
Felipe Ribeiro/Canaltech

Lançado em 2022, o Mercedes-Benz EQA 250 faz parte de uma nova ofensiva da marca alemã no mercado de carros zero emissão. O SUV compacto elétrico tem a dura missão de encarar projetos mais consagrados; para isso, tem suas armas e peculiaridades.

A versão elétrica do GLA consegue trazer coisas muito boas do seu irmão a combustão, como o conforto, nível de equipamentos e acabamento, mas há diferenças significativas nos projetos, algo que deve atrair outro tipo de público ao EQA 250.

O Canaltech passou um bom tempo na companhia do Mercedes-Benz EQA 250 e vai te contar quais foram as coisas mais surpreendentes desse SUV compacto elétrico.

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5. Controles touch no volante

O Mercedes-Benz EQA 250 ainda faz parte de uma geração mais antiga dos carros da marca, já que é derivado do GLA. E isso traz com ele algumas peculiaridades, como os controles touch screeen presentes no volante.

Eles até são inteligentes e permitem que movimentemos um cursor dentro da tela para comando não apenas do sistema operacional, como também do Android Auto. Mas, convenhamos, não é nada prático e pode causar certo desconforto. Recomendamos o uso com o SUV parado.

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4. Sistema MBUX

Ao falar "Hey, Mercedes" você consegue ativar a assistente pessoal do EQA 250, parte do ecossistema MBUX. Com esse sistema operacional, os comandos de voz são mais completos e precisos, permitindo que você efetue comandos como abrir a persiana do teto panorâmico, controlar o clima do carro e até selecionar um dos modos de condução.

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3. Coeficiente aerodinâmico

Por mais que seja um SUV, o Mercedes-Benz EQA 250 tem um coeficiente aerodinâmico de 0,28cx. Isso quer dizer que o carro consegue trafegar "cortando" o ar de maneira muito eficiente, sem tanto arrasto. Isso, claro, influencia na autonomia do veículo, que é de quase 500km.

2. Preço

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Atualmente, o Mercedes-Benz EQA 250 R$ 480.900, o que o coloca como o mais caro no segmento de SUVs compactos premium. Para efeito de comparação, o modelo da Mercedes está mais caro do que o Volvo XC40 topo de gama, que tem dois motores e muito mais desempenho. O SUV sueco sai por R$ 399.950 e, além de andar mais, tem nível de equipamentos bem parecido.

Outro rival que custa menos e entrega mais é o novo BMW iX1. Recém-lançado no Brasil, o SUV elétrico tem tração integral, 313cv e custa R$ 421.950.

1. Regeneração adaptativa

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Algo que agradou demais e nos surpreendeu no uso com o Mercedes-Benz EQA 250 foi seu sistema de regeneração adaptativo. Durante o uso, o SUV se adapta ao carro da frente para realizar a manobra de frenagem motora e recuperar energia para as baterias de 66,5 kWh. Na prática, isso ajuda a proporcionar mais autonomia para o carro e chegar aos quase 500km de rodagem com uma única carga.

Além disso, é possível aumentar ou diminuir a intensidade do sistema de regeneração com o uso das aletas posicionadas atrás do volante. Dá, claro, para desligar todo o sistema e permitir que o SUV fique com as rodas livres.