Publicidade

Jeep Grand Cherokee 4xe | Tudo sobre o SUV híbrido que chegou ao Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Stellantis
Divulgação/Stellantis

Símbolo mundial do sucesso da Jeep, a Grand Cherokee está de volta ao Brasil. A 5ª geração do SUV grande agora é eletrificada e oferece na versão 4xe motores “eco-friendly”, graças à tecnologia híbrida, que também já está presente na linha do Compass, embora o sistema em si seja diferente.

O powertrain da Grand Cherokee 4xe conta com um propulsor 2.0 turbo a gasolina e dois motores elétricos. Juntos, eles entregam ao condutor a potência de 380cv e o torque de 64,9 kgf/m.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Combinado com o câmbio automático de 8 marchas, o conjunto oferece força suficiente para fazer o SUV de 2.466 kg e imponentes dimensões (4.914 mm de comprimento X 2.149 mm de largura X 1.799 mm de altura x 2.964 mm de entre-eixos) acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos.

A hibridização do sistema não reduziu a pegada off-road da Grand Cherokee 4xe. A 5ª geração do SUV grande da Jeep é dotada de tração 4x4 permanente, que se adapta às condições da pista, 5 diferentes tipos de ajuste, sensores que direcionam o torque para melhorar a aderência e uma grande novidade: a trailcam, câmera posicionada na grande frontal justamente para as aventuras fora da estrada.

O SUV híbrido pode encarar água em uma profundidade de até 61 centímetros, conta com recursos como o HDC (Hill Descent Control), que aumenta o controle do motorista em ladeiras íngremes, e tem capacidade de carga que supera 2,3 toneladas, segundo a marca.

Jeep Grand Cherokee 4xe: pacote tecnológico

A Grand Cherokee 4xe pode ser “bruta” em suas especificações para encarar os desafios on e off-road, mas nem por isso a Jeep abriu mão de um pacote tecnológico caprichado para o SUV.

A 5ª geração do modelo vem ao Brasil com painel de instrumentos full digital e HD de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas com GPS nativo, tela frontal exclusiva para o passageiro, Apple Carplay e Android Auto com espelhamento sem fio, head-up Display colorido de 10”, espelho retrovisor digital, off-road Pages na central multimídia, sistema de som Premium Alpine, de 506w (8 alto falantes + subwoofer).

Continua após a publicidade

Além disso, oferece pacote de assistência à direção ADAS Nível 2, que conta com os seguintes recursos:

  • Acendimento automático dos faróis full LED;
  • Assistência de colisão de intersecção;
  • Frenagem automática de emergência;
  • Monitoramento de mudança de faixa;
  • Monitoramento de ponto cego com detecção de tráfego cruzado;
  • Piloto automático adaptativo com Stop & Go;
  • Câmera 360º;
  • Sistema de lavagem de câmera de ré;
  • Centralização auxiliar de faixas.

Modos de condução e autonomia

Continua após a publicidade

A Grand Cherokee 4xe conta com três modos distintos de condução, que influenciam diretamente no consumo de combustível do SUV. São eles:

  • E-Save: funciona 100% com motor a combustão e, com isso, economiza bateria;
  • Hybrid: une os dois mundos e dá ao motorista potência máxima e torque instantâneo;
  • Electric: trabalha com emissão quase zero e mantém o torque instantâneo ao pisar no acelerador.

Segundo a Jeep, a Grand Cherokee 4xe já está com os números referentes à autonomia homologados segundo o ciclo PBEV do Inmetro. O SUV plug-in recebeu nota “A” do órgão, e apresentou um consumo médio equivalente de 19 km/l, tanto em uso urbano quanto em rodovias.

O alcance exclusivamente no modo elétrico, que estava previsto para ser de 40 quilômetros, na verdade é de apenas 29 km por carga. O tanque de combustível tem capacidade para 72 litros de gasolina, e o tempo de recarga é de 2h30min em tomadas de 220V com carregadores Jeep Nível 2.

Continua após a publicidade

Quanto custa a Grand Cherokee 4xe?

A Grand Cherokee 4xe tem quatro opções diferentes de cores à venda no Brasil — Bright White, Diamond Black, Baltic Grey Mettalic e Silver Zynith —, além de opções de personalização que incluem tapete para o porta-malas, estribo e soleira.

A versão híbrida do SUV grande já está disponível para os consumidores do mercado verde-amarelo por R$ 569.990,00 em sistema de pré-venda. Segundo a Jeep, o número de pontos de venda dobrou de 2022 para 2023 e, hoje, são mais de 80 concessionárias espalhadas pelo país.

Continua após a publicidade