Jeep Avenger | Fábrica no RJ começa a se preparar para fazer SUV híbrido
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira |
Rumores que se espalhavam desde maio, de que a fábrica da Peugeot-Citröen (PSA) em Porto Real (RJ) produziria um modelo inédito e que não faz parte da linha das duas marcas francesas, estão se concretizando. Na última semana, a unidade iniciou a produção do SUV-Cupê Citroën Basalt, mas também confirmou aporte final de R$ 3 bilhões, que devem dar vida a um modelo "diferentão": o compacto Jeep Avenger.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Tecnologia em excesso deixa motoristas distraídos; entenda
- 10 melhores carros para comprar por até R$ 100 mil em 2024
Segundo o jornalista Jorge Moraes, esse SUV não deve surgir para já, mas dentro de uma janela que se inicia no final do próximo ano e se estende por mais quatro anos.
O investimento multibilionário da Stellantis (que além das marcas francesas e da Jeep, controla ainda Fiat, Ram e mais 6 montadoras) será utilizado entre 2025 e 2030 para dobrar o total de fornecedores na região sul-fluminense para 20 sistemistas, permitindo assim a produção de um novo modelo.
Marca diferente, mesma origem
Apesar de parecer algo estranho, à primeira vista, o plano de produzir um modelo da marca norte-americana Jeep na fábrica que era originalmente da PSA faz todo sentido nesta nova organização da Stellantis.
Isso porque o Jeep Avenger foi criado na Europa (e não nos EUA) sobre a plataforma CMP (Common Modular Platform), que é de origem da PSA. Trata-se da mesma base construtiva de Peugeot 208, Peugeot 2008, Citröen C3, Aircross e do futuro Basalt, por exemplo.
Com dimensões menores que as do Renegade, com 4,08 metros de comprimento e 2,56 m de entre-eixos, será mais um representante da onda de SUVs compactos urbanos, como Fiat Pulse (que tem o mesmo tamanho), Renault Kardian e o futuro SUV substituto do Gol na Volkswagen.
Além disso, a Stellantis já havia movido a produção da Peugeot do Brasil para a Argentina justamente para abrir espaço em Porto Real para uma nova marca, com um produto mais atrativo para o mercado local.
Modelo será híbrido
Conforme noticiado em maio pelo Canaltech, Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul, afirmou o que modelo inédito será “um forte competidor em nosso mercado” e que o ciclo de investimentos servirá ainda para "ampliar a produção e [...] localização de novas tecnologias que aceleram a descarbonização da mobilidade".
Na Europa, o Jeep Avenger é vendido em duas versões: uma híbrida, com motor 1.2 turbo e sistema elétrico de 48 volts, e outra 100% elétrica.
Para o Brasil, é esperado que o Avenger use tecnologia chamada pela Stellantis de Bio-Hybrid. Na verdade, trata-se do sistema híbrido leve, que alinha motor flex com bateria de 48V e alternador.
Essa solução deve chegar antes do Jeep Avenger aos modelos da Fiat fabricados em Betim (MG), Pulse e Fastback.
Fonte: Jorge Moraes