Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Intel desenvolve tecnologia que ajuda motorista a seguir limites de velocidade

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Julho de 2023 às 17h15

Link copiado!

Divulgação/ Intel
Divulgação/ Intel
Tudo sobre Intel

A Mobileye, empresa de tecnologia e mobilidade da Intel, desenvolveu um sistema que promete ajudar motoristas a cumprirem as regras de velocidade das ruas. Além de exibir os limites no cluster ou head up display, esse recurso avisa, por exemplo, se o local ou a via é muito movimentada, com mais pedestres ou residências.

Chamada de ISA (Intelligent Speed Assist ou Assistente de Velocidade Inteligente), essa tecnologia lê as placas de trânsito que indicam a velocidade, mas também consegue fazer a identificação de outros sinais na estrada e outras placas, como, por exemplo, a ordem para abaixar a velocidade em uma área com escola e crianças.

Em comunicado, a Mobileye explica que esse sistema pode tomar decisões muito rapidamente e agir no carro imediatamente, principalmente se o veículo estiver equipado com um dos chips desenvolvidos pela empresa, como o EyeQ4 e o EyeQ6. Isso fica ainda mais evidente quando o piloto automático adaptativo estiver ativo.

Continua após a publicidade

"O banco de dados de 400 petabytes da Mobileye de filmagens de direção, reunidas em todo o mundo, nos permite atender rapidamente às crescentes exigências dos reguladores de segurança automotiva com um novo software projetado para nossas plataformas existentes de assistência ao motorista", disse Dr. Gaby Hayon, vice-presidente de desenvolvimento e pesquisa da Mobileye, em comunicado.

Segundo a Mobileye, o ISA já está certificado em 27 países da União Europeia, seguindo todas as exigências que os órgãos regulamentadores do trânsito na região estão pedindo. Nesses países, em 2024, será obrigatório que carros novos tenham mecanismos de identificação de placas em tempo real de série.

A União Europeia espera diminuir em até 30% os acidentes fatais ocasionados por excesso de velocidade na região após a nova legislação entrar em vigor. Já a Mobileye afirma que três montadoras devem contratar seu sistema para instalação nos carros.