Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Huawei desiste de fazer carro elétrico próprio; por quê?

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Fevereiro de 2022 às 11h00

Link copiado!

Divulgação/Seres
Divulgação/Seres
Tudo sobre Huawei

A Huawei anunciou que desistiu dos planos de fabricar seu próprio carro elétrico. Segundo o presidente da gigante chinesa, Wang Jun, ela vai direcionar seus esforços e investimentos para "ajudar outras marcas a fazerem seus automóveis", dando a entender que a companhia vai focar em software e outras soluções.

Diferentemente de sua rival local, a Xiaomi, que inclusive já criou uma marca própria de carros, a Huawei alocou um bom dinheiro em outra montadora chinesa, a Seres. Um dos carros dessa marca, aliás, está em testes no Brasil e pode ser lançado em breve.

Segundo o pessoal do Auto Evolution, a Huawei vai investir em novas modalidades para o HarmonyOS, o sistema operacional próprio da empresa. A exemplo do que fez o Google, que criou um SO específico para carros, como o Canaltech já pôde ver nos novos Volvo XC40 Pure Electric e XC60 2023, a gigante chinesa quer marcar território nessa área.

Continua após a publicidade

Rival histórica da Apple e da Xiaomi, a Huawei parece ter identificado que ter seu próprio carro não será tão rentável. Com a crise dos semicondutores ainda em alta, a empresa julgou ser prudente redirecionar seus recursos para participar desse mercado de outro modo.

Empresas de tecnologia indo para o mercado automotivo

A Huawei desistiu de fazer seu carro elétrico, mas outras gigantes da tecnologia, não. A Sony, por exemplo, está focada em lançar dois modelos de veículos elétricos nos próximos anos, com forte investimento em entretenimento veicular e direção autônoma.

Continua após a publicidade

Além da japonesa, Xiaomi e Apple têm seus próprios planos dentro do segmento automotivo. A Maçã, inclusive, ainda não oficializou o projeto, mas segue atrás de parceiros para tirar seu carro do papel.

Fonte: Notícias Automotivas, Auto Evolution