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Honda quer usar scooter para recarregar bateria de carro elétrico

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Honda/Divulgação
Honda/Divulgação

A Honda é uma das montadoras que ainda não abraçou totalmente a produção de veículos elétricos globalmente, preferindo apostar em híbridos. Esta preferência pode ser vista na mais recente (e curiosa) patente da marca japonesa: ela prevê lançar uma versão a combustão de uma moto dobrável (que já existe e é elétrica), que serviria também para a ampliar a autonomia de futuros carros elétricos.

Scooter a gasolina fica no porta-malas

Segundo o site norte-americano The Drive, a patente da Honda registrada no Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO, na sigla em inglês) indica a produção de uma scooter com motor a combustão para ser conectado ao sistema de gerador-inversor e baterias de um carro elétrico.

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Na amostra da patente, o porta-malas de um hatch da Honda abriga a scooter dobrável, tendo também o conector elétrico.

A Honda já faz essa estratégia com a Motocampacto, uma scooter elétrica de US$ 1.000 (R$ 5.400 diretos, sem impostos) que pode ser dobrada em forma de maleta e transportada pela alça ou dentro do porta-malas quando não está em uso.

Pesando menos de 20 kg, a Motocompacto tem autonomia para percorrer até 19 km com uma carga, com velocidade máxima de 25 km/h.

Problema criado

Pelo projeto, a scooter seria utilizada como um extensor de autonomia, gerando energia para abastecer as baterias quando estações de recarga não estivessem disponíveis.

Claro, também poderia se desdobrada e usada de forma independente, como uma moto ou scooter comuns.

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Além do conector elétrico, o projeto mostra um exaustor que seria totalmente necessário para livrar a cabine dos gases do escape da scooter.

Claro, seria uma solução para um problema inventado, mas a regra de qualquer patente é que ela não precisa levar necessariamente a um produto real e viável.

A Honda tem elétricos?

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Atualmente, a Honda aposta mais na linha de híbridos e:HEV, que no Brasil inclui os sedans Civic e Accord, além do SUV médio CR-V. O restante do portfólio é de modelos puramente a combustão.

Globalmente, porém, a montadora japonesa traçou plano de US$ 40 bilhões para alcançar concorrentes.

Por ora, existem apenas 6 projetos de carros elétricos da marca rodando, sendo 5 na forma de SUVs. A Europa tem o e:Ny1 (uma versão limpa do nosso HR-V). Os EUA têm o Prologue (e sua variante Acura ZDX).

Já a China fabrica localmente dois modelos: e:NS1 e e:NP1. Por fim, o Japão tem apenas a minivan N-VAN.

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Fonte: The Drive