Publicidade

Preview Honda Accord Advanced Hybrid | Um sedan para quebrar paradigmas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Honda
Divulgação/Honda

O Honda Accord 2024 chega ao mercado brasileiro para quebrar velhos paradigmas e mostrar que o tempo das “barcas” (apelido dado aos carros grandes e gastões de antigamente) definitivamente ficou no passado.

Apresentado oficialmente pela montadora japonesa em versão única, a Advanced Hybrid, o sedan da Honda comprovou que a nova geração do sistema híbrido e:HEV está melhor do que nunca.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de rodar quase 300 quilômetros com o Accord Advanced Hybrid em circuito misto, boa parte dele em rodovias, e mostra agora o que o sedan grande da marca japonesa trará ao mercado brasileiro quando chegar às ruas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Honda Accord Advanced Hybrid: Primeiras impressões

O Honda Accord Advanced Hybrid tem proporções generosas, mas seus 4,97 metros de comprimento não fazem com que a tocada do três volumes se torne “chocha”, previsível ou sem graça. Muito pelo contrário.

O powertrain formado pelo motor a combustão 2.0 16V quatro cilindros e pelos dois elétricos, agora posicionados em eixos paralelos, entregam, respectivamente, 146cv e 184cv de potência — 207cv no combinado. O torque melhorou e é de 19,2 kgfm/m (combustão) e 34,1 kgf/m (elétricos).

O sedan oferece quatro modos de direção — Econ, Normal, Sport e Individual — e a cada toque no seletor posicionado no console o comportamento do carro se altera de forma instantânea, ajustando a resposta do acelerador e do sistema de direção ao gosto do motorista.

Durante o teste com o Accord Advanced Hybrid, optei por rodar primordialmente no modo mais esportivo para ver, na prática, se os 207cv de potência combinada são suficientes para dar ao sedan grande da Honda um desempenho compatível com o que se espera dos carros da marca. E a resposta foi a melhor possível.

O Accord Advanced Hybrid é rápido nas acelerações e retomadas e extremamente “grudado” no chão, independentemente do grau de dificuldade que a curva oferece. Segundo os executivos, isso é possível graças ao sistema Motion Management System (MMS), uma das novidades do sedan em sua linha 2024.

Continua após a publicidade

O MMS foi criado justamente para melhorar a dirigibilidade do Accord. O sistema integra o powertrain com os freios e a ação do motorista e, em curvas mais sinuosas, ajuda a aplicar força de frenagem visando a transferência de carga para o eixo dianteiro. Isso melhora a aderência e capacidade de tração, melhorando o contorno de curvas e diminuindo a tendência ao subesterço.

Consumo do Accord Hybrid é o ponto alto

O ponto alto do sedan da Honda, porém, é a eficiência energética e o baixo consumo de combustível. Durante a apresentação do Accord Hybrid, a marca japonesa divulgou que o três volumes era capaz de registrar médias entre 16,1 km/l e 17,8 km/l, mas os números que vi ao volante foram bem melhores, entre 19,2 km/l e 23,1 km/l em circuito misto.

Continua após a publicidade

Os bons números foram obtidos alternando os três modos de operação do sistema e:HEV — EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão), que podem ser selecionados por um botão no console. Eles também se alternam automaticamente, dependendo da topografia, do acionamento do acelerador e do nível de energia nas baterias.

O sistema de regeneração de energia por meio das frenagens e desacelerações também tem parte importante na eficiência energética do Honda Accord Hybrid. É possível fazer os ajustes em seis níveis diferentes por meio das aletas atrás do volante, e as mudanças podem ser observadas nos ponteiros do painel de instrumentos (verde para a regeneração efetiva e cinza para a intensidade da força).

Honda Accord Advanced Hybrid: O que esperar?

Continua após a publicidade

O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao Brasil para atender a um público seleto, que não abre mão de conforto e desempenho, mas quer um carro maior que Civic, Corolla ou Arrizo 6 Pro, sedans híbridos médios mais conceituados do país.

A intenção da marca japonesa dificilmente é fazer volume com a chegada do Accord Advanced Hybrid e, talvez por isso, os executivos tenham se negado a comentar qual o mix de vendas esperado com a linha 2024 do sedan.

Seja qual for o planejamento da Honda para o Accord Advanced Hybrid, uma coisa é certa: a montadora japonesa acertou em cheio nas atualizações implementadas no sedan, que agora está maior, mais bonito, mais potente e mais tecnológico. Se o preço elevado não atrapalhar, o caminho para virar referência no segmento está bem pavimentado.

Continua após a publicidade

Honda Accord Hybrid: Preço e disponibilidade

O Honda começará a faturar os pedidos para o Accord Advanced Hybrid já neste mês de outubro e prevê a chegada das primeiras unidades para os clientes entre novembro e dezembro de 2023.

O carro será disponibilizado em três cores diferentes — Prata Esterlina Metálico, Preto Cristal Perolizado e Branco Topázio Perolizado — e em preço único: R$ 324.900.