Honda Civic Type R | Tudo o que sabemos sobre o esportivo que já está no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Honda Civic Type R, hatch esportivo da montadora japonesa, está cada vez mais perto de ter sua data de estreia no mercado brasileiro confirmada pela marca.
- 5 carros esportivados à venda no Brasil
- Ford Ranger 2024 | Tudo o que sabemos sobre a nova geração da picape
Após as primeiras unidades do hot hatchdesembarcarem no Brasil, mais precisamente no porto de Vitória, no Espírito Santo, o interesse pelo modelo lançado nos Estados Unidos em 2022 cresceu bastante.
Se você, assim como nós do Canaltech, está ansioso pela chegada do belo esportivo às ruas brasileiras, fique ligado, pois preparamos um conteúdo com tudo o que sabemos a respeito do Honda Civic Type R.
Motor e câmbio
Por conta das exigências do Proconve L7, a motorização do Honda Civic Type R que será lançado no Brasil será um pouco menos potente que a vendida no Japão, que entrega 330cv ao condutor.
A expectativa é que, no Brasil, o esportivo tenha sob o capô o mesmo motor 2.0 com injeção direta, mas com 319cv de potência e 42,8 kgf/m de torque, especificações embarcadas na versão apresentada ao mercado dos Estados Unidos.
Essa configuração, aliada ao câmbio manual de 6 velocidades, pode fazer o Civic Type R acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, segundo a própria Honda.
Design agressivo
O design da nova geração do Honda Civic Type R também não é mais segredo, já que o perfil lalocarbr publicou em sua conta no Instagram os flagras das primeiras unidades do hot hatch japonês desembarcando no Espírito Santo.
Pelas imagens, dá para ver que o modelo tem faróis de LED afilados na dianteira e um capô bem alongado, que se estende até a grade tipo colmeia.
A traseira do novo Honda Civic Type R também é bastante “invocada”, com lanternas em LED unidas por um filete horizontal, aerofólio e três saídas de escapamento.
Acabamento “vivo”
Por dentro, o esportivo é realmente “quente”, com o perdão do trocadilho. A Honda equipou o Civic Type R com a cor vermelha dando o tom principal em tudo o que pôde: bancos, carpetes, costuras, cintos e até na logomarca colocada ao centro do volante.
A central multimídia é do tipo flutuante, de 9 polegadas, enquanto os alto-falantes são da Bose. O console central, a alavanca de câmbio e os pedais, por sua vez, apresentam acabamento em tom mais sóbrio, metálico.
Dimensões
Outra característica que já sabemos sobre o Honda Civic Type R diz respeito às dimensões do hatch esportivo da marca japonesa. E elas serão generosas, já que o carro é maior do que a geração anterior.
O novo Honda Civic R Type cresceu para todos os lados e está com as bitolas dianteira e traseira mais largas, ponto que fará a dirigibilidade do hot hatch ficar ainda mais estável e dinâmica, para a alegria dos entusiastas.
O modelo que será lançado no Brasil mede 4,59 metros de comprimento, 1,89 m de largura e tem 1,40 m de altura, além de 2,73 m de distância entre-eixos. A promessa é de conforto tanto para o motorista e o passageiro da frente quanto para os ocupantes do banco traseiro.
Rival a ser batido
O penúltimo item na lista de tudo o que sabemos a respeito do Civic Type R diz respeito a quem será o principal rival a ser batido pelo esportivo. E ele também “fala a mesma língua” do modelo da Honda.
O Civic Type R terá em um futuro não muito distante um duelo particular com o Toyota Corolla GR, integrante da família Gazoo Racing, que recentemente trouxe ao Brasil a nova geração da Hilux GR-Sport.
O Corolla GR já foi confirmado pela Toyota para o mercado brasileiro, mas, assim como o Honda Civic Type R, ainda não tem data de estreia definida.
O principal concorrente do modelo da Honda pode trazer sob o capô um motor 1.6 turbo de 300cv de potência e 37,7 kgf/m de torque, que também funcionam em conjunto com um câmbio manual de 6 velocidades.
Faixa de preço
Ainda não sabemos exatamente qual será o preço que a Honda cobrará pelo apimentado Civic Type R, mas é claro que, por todas as suas especificações já descobertas, não podemos esperar por um carro muito acessível em termos de valores.
Nos Estados Unidos, o hatch custa US$ 43,3 mil, preço que neste início de maio equivale a R$ 218,4 mil. Como virá importado da “terra do Tio Sam”, a expectativa é que chegue aqui por um valor bem mais elevado, acima dos R$ 350 mil.