Publicidade

Honda Accord Advanced Hybrid | Sedan muda para reinar sozinho no Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

A Honda trouxe para o Brasil a linha 2024 do Accord Advanced Hybrid, sedan grande da marca que está em sua 11ª geração. Mesmo sem concorrentes diretos no segmento, o flagship da montadora japonesa mudou para melhor, justamente para reinar sozinho no país.

As mudanças passam pelo design, que ficou mais limpo e moderno, pelas dimensões, maiores em relação à geração passada e pelo pacote de tecnologia embarcada. A cabine do Accord também está mais luxuosa e espaçosa, empregando materiais premium; enquanto isso, a motorização está mais potente e eficiente.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Design: sem cara de tiozão

O slogan sem cara de tiozão, na verdade, não é do Honda Accord, e sim de um sedan da concorrente, mas a nova geração do três volumes ficou tão atraente que vale a licença poética para o uso da frase.

O Honda Accord Advanced Hybrid 2024 tem uma grade dianteira totalmente nova, com acabamento em black piano, conjunto óptico com faróis escurecidos e DRLs “protagonistas”, segundo Douglas Giatti, executivo da área de Planejamento de Produto da Honda.

“O Accord 2024 passa uma sensação contínua entre o capô e a linha de cintura”, explicou o executivo, ressaltando que o capô, longo e baixo, deixou o sedan com um visual moderno e elegante, mas “sem excessos”.

Na parte traseira, o Accord Advanced Hybrid tem lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa e a letra “H”, de Honda, no centro. As rodas de 18 polegadas, pretas e polidas, calçadas pelos pneus 235/45, completam o visual com um toque esportivo.

Cabine reúne luxo, conforto e tecnologia

Continua após a publicidade

O sedan da Honda cresceu e está com 4,97 metros de comprimento (6,7 centímetros maior que o anterior). Essa leve mudança impactou diretamente no espaço interno, ainda mais generoso para os ocupantes, que se acomodam perfeitamente tanto nos bancos dianteiros quanto nos assentos traseiros. O porta-malas também ficou maior e acomoda 574 litros de bagagem.

Os bancos dianteiros do Accord Advanced Hybrid 2024 contam com material premium no acabamento, são previamente amaciados e possuem estabilizadores corporais, que evitam a fadiga em viagens longas. Tanto motorista quanto passageiro também têm ajustes elétricos nos assentos, mas apenas o condutor tem o recurso de memorizar a posição.

O capricho também fica nítido no acabamento das portas e painéis, com destaque para as saídas de ventilação do painel. Elas ficam quase invisíveis devido a uma trama metálica, que não apenas deixa o visual diferente e atraente, mas aumenta a harmonia com os demais elementos da cabine.

Continua após a publicidade

Conectividade: a maior multimídia da Honda

Em termos de tecnologia, um dos principais destaques do Honda Accord Advanced Hybrid é a central multimídia, compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Segundo os executivos da marca, a tela horizontal de 12,3 polegadas é a maior já utilizada por um carro da montadora.

A Honda manteve o botão físico para ligar/desligar o sistema e controlar o volume, pois, segundo os executivos, isso facilita a operação da central com o carro em movimento e, por consequência, reduz a desatenção e aumenta a segurança.

O pacote de infotenimento tem ainda 12 alto-falantes Bose, subwoofer, quatro saídas USB-C (duas para os passageiros de trás), carregador wireless e o aplicativo my Honda Connect, que oferece dois pacotes distintos — um deles pago após 12 meses de degustação.

Continua após a publicidade

O sistema do Honda Accord Advanced Hybrid permite ainda a configuração de 6 perfis diferentes (motorista, 4 passageiros e 1 convidado), personalizando ajustes de bancos, climatização, informações do head-up display, entre outras.

Segurança é prioridade no Accord Hybrid

O Accord Hybrid 2024 tem na segurança uma de suas maiores preocupações e, por isso, é equipado com o já aclamado sistema Honda Sensing. O sedan tem câmera de alta capacidade instalada no topo do para-brisa com visão de 90º, ante a de 50º da geração anterior. O radar de ondas milimétricas instalado na grade frontal, atrás do H da Honda, tem um pico de ângulo de varredura de 120º, contra os 50º da versão anterior.

Continua após a publicidade

Segundo a marca, o melhor desempenho da câmera, radar e sensores “expande a capacidade de cada uma das funções do Honda Sensing”, que oferece ainda:

  • ACC - Controle de cruzeiro adaptativo: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. No Accord, o sistema conta com Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
  • CMBS - Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal. É capaz de detectar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto, incluindo bicicletas e motos;
  • LKAS - Sistema de assistência de permanência em faixa: identifica faixas de rodagem e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • RDM - Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes;
  • AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

O pacote de segurança conta também com airbags com nova tecnologia, para evitar rotação da cabeça, monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Isofix (fixação de assentos infantis).

Continua após a publicidade

Motor híbrido mais eficiente

O Honda Accord Advanced Hybrid 2024 também tem novidades no conjunto mecânico, que tornaram o três volumes mais potente e eficiente, graças aos ajustes no sistema e:HEV, que também está presente na linha do Civic.

O powertrain agora conta com um motor a combustão 2.0 16V quatro cilindros, de ciclo Atkinson, com duplo comando de válvulas no cabeçote, e injeção direta. Ele rende 146cv de potência e 19,2 kgfm/m de torque, e trabalha em conjunto com dois motores elétricos, um de tração e outro destinado à geração de energia para a IPU (Intelligent Power Unit).

Os motores elétricos do Accord foram posicionados com eixos paralelos e não mais em série, como no Civic, configurando assim uma nova e-CVT, que dá ao motorista a “sensação da troca de marchas”.

Continua após a publicidade

A potência dos motores elétricos permanece igual, em 184cv, mas o torque subiu de 32,1 kgf/m para 34,1 kgf/m. A potência combinada (e não somada, é bom esclarecer) é de 207cv, mas o torque combinado não foi divulgado pela marca durante a apresentação do três volumes.

Segundo a Honda, além de maior desempenho, o Accord Advanced Hybrid também está extremamente econômico. O sedan recebeu nota “A” no PBEV do Inmetro e, de acordo com a marca, tem consumo médio de 16,1 km/l em rodovias e 17,8 km/l na cidade. Nos testes com a reportagem do Canaltech, os números foram ainda melhores, mas isso nós detalharemos em nosso preview.

Continua após a publicidade

Quanto custa o Honda Accord Advanced Hybrid?

O Honda Accord Advanced Hybrid chega ao Brasil com três opções de cores diferentes: Prata Esterlina Metálico, Preto Cristal Perolizado e Branco Topázio Perolizado. Por dentro, o revestimento será cinza claro no caso da cor externa Branco Topázio Perolizado e preto nas outras duas.

A Honda oferece 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.

O Accord Advanced Hybrid chega às concessionárias Honda de todo o Brasil por um preço único: R$ 324.900. Segundo os executivos, os pedidos começam a ser faturados já em outubro, e os primeiros lotes para os clientes chegam em novembro.

Continua após a publicidade