Honda Civic e:HEV x Toyota Corolla Hybrid: Qual o melhor sedan híbrido?
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |

Os sedans mais desejados do Brasil por décadas chegam em mais um comparativo aqui no Canaltech, mas em "ambiente" inusitado. Pela primeira vez, Honda Civic e Toyota Corolla vão se enfrentar em suas versões híbridas, cada qual com sua vantagem e desvantagem.
- Toyota Corolla x Corolla Cross | Qual vale mais a pena: sedan ou SUV?
- Toyota Corolla x Honda Civic: qual o melhor sedan japonês?
O Honda Civic de 11ª geração acabou de chegar ao Brasil, após um hiato de mais de um ano sem vender por aqui, com o final da geração 10. O sedan médio voltou em versão única, mas equipada e com motorização exclusivamente híbrida, o mesmo conjunto que equipava o já aposentado Honda Accord.
O Toyota Corolla, por sua vez, domina o segmento de sedans médios há muito tempo, mesmo com seu principal rival marcando presença com emplacamentos. A versão híbrida flex, lançada no final de 2019, é um dos carros mais completos e econômicos do Brasil.
Nós já fizemos um comparativo entre a geração antiga do Civic com o atual Corolla, mas sem considerar a versão híbrida do sedan da Toyota, por uma questão de justiça. Dessa vez, ambos contam com ajuda da eletrificação para esse duelo.
Consideramos os seguintes requisitos:
- Design
- Acabamento
- Conforto
- Desempenho
- Conectividade
- Segurança
- Custo-Benefício
Já a pontuação será do seguinte modo:
- Vitória: 3 Pontos
- 2º lugar com pouca desvantagem: 2 pontos
- 2º lugar absoluto: 1 ponto
7. Design
Pode ser coincidência, mas o Honda Civic, em suas gerações ímpares, sempre fica mais "comportado" no design quando comparamos com as gerações pares. E isso fez com sedan, mesmo sendo bonito, não tivesse o mesmo nível de design que seu antecessor. Já o Corolla, em sua 12ª geração, tentou se afastar um pouco da fama de "vovôrolla" e até conseguiu ficar mais jovial, mas sem perder a elegância.
Mesmo achando que considerar este ou àquele um caro mais bonito seja uma decisão muito pessoal, vamos dar empate por aqui. A diferença em um handicap hipotético é tão curta, que não seria justo dizer que um é tão mais belo do que o outro.
- Empate: 3 pontos para cada.
6. Acabamento
Muito embora tenha até evoluído em alguns aspectos de acabamento com relação à geração anterior, o Honda Civic segue devendo quando comparamos com o Toyota Corolla. Sentimos na experiência com ambos os sedans que o da Toyota consegue passar um pouco mais de sofisticação, mesmo sendo um projeto já antigo em relação ao Honda.
Isso sem falar em questões como isolamento acústico, que o Corolla dá um banho.
- Vencedor: Toyota Corolla - 3 pontos
- 2º lugar: Honda Civic - 2 pontos
5. Conforto
Aqui há um conflito de ideias e estilos. O Honda Civic sempre foi mais legal de dirigir, privilegiando uma tocada mais esportiva. Já o Toyota Corolla agradava por seu conforto e acerto de suspensão voltado totalmente ao conforto. Essa sensação fica bem evidenciada, mesmo com o Civic chegando em uma nova geração e até melhorando nesse aspecto.
No entanto, o sedan da Honda cresceu, e tem mais espaço interno e porta-malas, o que certamente deve agradar quem busca um três volumes. Na média, o Corolla é mais confortável, mas o Civic traz mais espaço em seu habitáculo. Por isso, penso ser justo um empate.
- Empate: 3 pontos para cada
4. Desempenho
Por aqui, sem muita discussão. Até que a Toyota lance a atualização desse motor híbrido flex que equipa do Corolla Hybrid, o Honda Civic Hybrid vai nadar de braçada. A versão mais rápida em todos os tempos do sedan da Honda traz um conjunto mecânico que surpreendeu do começo ao fim.
O Civic tem o mesmo powertrain do Honda Accord que foi vendido aqui em sua última geração. Trata-se de um motor 2.0 aspirado e com injeção direta que rende 143cv e 19,1 kgf/m de torque, mais dois motores elétricos que, somados, entregam 184cv e 32,1 kgf/m de torque. O 0 a 100km/h é feito em 7,8 segundos. Na prática, é um carro bem ágil e com aceleração forte, tanto na cidade quanto na estrada.
Já o Corolla, por sua vez, tem o mesmo conjunto que vimos no Prius em outros tempos, porém com a possibilidade de ser abastecido também com etanol. Trata-se de um conjunto com um motor 1.8 aspirado de 101cv e 14,5 kg/f de torque, aliado a um propulsor elétrico de 72cv e 16,6 kgf/m de torque, que juntos rendem 122cv, com torques funcionando separadamente.
Longe de ser chato, o Corolla simplesmente não tem como competir com a força do Civic nesse aspecto. Novamente: confronto de estilos.
- Vencedor: Honda Civic - 3 pontos
- 2º lugar: Toyota Corolla - 1 ponto
3. Consumo
Duelo importante em se tratando de híbridos. Na gasolina, o Civic impressionou e conseguimos as seguintes médias, sempre na gasolina, único combustível que ele aceita:
- Circuito misto (mais cidade do que estrada): 19,3 km/l
- Somente cidade: 18,6 km/l
- Somente estrada: 16,4 km/l
É curioso notar que a média no uso misto conseguiu ser maior do que a estritamente urbana, principalmente por ser híbrido. Mas a explicação pode ser dada pelo funcionamento do sistema do carro, que privilegia sempre o pico de eficiência energética. Seria necessário mais tempo com o Honda para aferirmos mais médias.
Já o Corolla, quando na época dos nossos testes, impressionou também, principalmente com a média no etanol. Com o combustível de cana, marcamos 14,1 km/l dirigindo em ambiente urbano e no modo econômico. Na gasolina, o sedan da Toyota ficou em média constante de 20km/l, em circuito misto, bem parecido com o que fizemos com o Prius.
Há um certo equilíbrio, principalmente porque o Honda anda muito mais e tem consumo excelente, mas o fato de ser flex dá ao Corolla uma vantagem competitiva que o Civic não terá tão cedo. Por isso, ele leva esse quesito.
- Vencedor: Toyota Corolla - 3 pontos
- 2º lugar: Honda Civic - 2 pontos
2. Conectividade e Segurança
Ambos vão muito bem nesse quesito, apresentando praticamente os mesmos itens de segurança ativa e passiva, como os seis airbags (o Corolla tem 7), alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa com correção e centralização e comutação automática do farol alto.
O que vai dar a vitória apertada ao Corolla aqui será o uso do alerta de ponto cego, que no sedan da Toyota está nas duas extremidades do carro e, no Honda, é uma câmera apenas para o lado direito.
Do ponto de vista de conectividade, por mais que o Civic tenha o app Honda Connect, que dá uma série de benefícios ao usuário, é possível conviver melhor sem isso, apesar de ser legal.
- Vencedor: Toyota Corolla - 3 pontos
- 2º lugar: Honda Civic - 2 pontos
1. Custo-Benefício
Na data de edição deste comparativo, estes são os preços das versões topo de gama de Honda Civic híbrido e Toyota Corolla Hybrid:
- Civic: R$ 244.990
- Corolla: a partir de R$ 190.590
Mesmo sendo mais novo e com motor superior, compensa pagar quase R$ 60 mil a mais pelo Civic? Talvez esteja aí o grande problema desse sedan, que é, sim, um excelente carro. Aqui fica evidenciada a estratégia da Honda, de nichar mais esse produto e apostar em SUVs, como o ZR-V, que chega esse ano.
- Vencedor: Toyota Corolla - 3 pontos
- 2º lugar: Honda Civic - 2 pontos
Honda Civic e:HEV x Toyota Corolla Hybrid: qual o melhor sedan híbrido?
- Toyota Corolla: 19 pontos
- Honda Civic: 17 pontos
O Honda Civic evoluiu absurdamente e é um carro mais legal em termos de desempenho e dirigibilidade, mas é muito difícil competir com o Toyota Corolla com o preço que ele custa atualmente. O custo-benefício acabou pesando, mas ambos são bem interessantes, cada um à sua maneira.