GWM Ora GT | Rival do BYD Dolphin tem data para ser apresentado no Brasil
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 13 de Julho de 2023 às 10h00
O “efeito Dolphin”, como vem sendo chamado o fenômeno causado pelo compacto elétrico apresentado recentemente pela BYD ao mercado brasileiro, atingiu também a GWM, rival direta da montadora chinesa, agora também presente no país.
- 5 motivos para comprar um carro chinês
- GWM Haval H6: Testamos as 3 principais tecnologias do SUV chinês
A reportagem do Canaltech apurou que a marca vai lançar no próximo dia 20 de julho, no Festival Interlagos, em São Paulo, o Ora GT, compacto 100% elétrico que marcará a estreia da subsidiária da Great Wall Motor no Brasil.
Segundo informações apuradas pela reportagem, o Ora GT é um carro “maior, mais potente, mais equipado e com mais autonomia” que o BYD Dolphin. O modelo rival conta com baterias Blade de 44,9 kWh e pode rodar até 291 km por carga, além de ter potência de 95cv e torque de 18,3 kgf/m.
O público-alvo que a GWM pretende alcançar com o Ora GT são dois: tanto o que procura por um carro elétrico mais acessível quanto o que não abre mão de um design jovem e moderno, algo que, na visão da montadora, o modelo da BYD não conseguirá alcançar.
A foto que vazou recentemente, e também foi passada para a reportagem do Canaltech, confirma que as linhas do GWM Ora GT são bastante agressivas e apresentam alguma similaridade com o Mini Cooper, modelo bem aceito por aqui.
Ora GT não é anti-Dolphin
Apesar de ser um rival direto do Dolphin, a estratégia de lançar o GWM Ora GT por aqui não foi traçada apenas após o lançamento do compacto da BYD. Fontes ouvidas pelo Canaltech confirmaram que o carro já está homologado há tempos e havia sido mostrado em ao menos duas oportunidades.
A última delas foi na visita do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, às instalações da GWM em Iracemápolis, no interior paulista. Antes disso, porém, o Ora GT foi mostrado aos funcionários e, com a aprovação maciça, houve a decisão de confirmar o modelo para o Brasil.
Pelo que foi passado à reportagem, a versão do Ora GT que será apresentada por aqui tem bateria de 63kWh e alcance de 420 quilômetros por carga no ciclo WLTP. A potência máxima é de 173cv, com torque de 25,5 kgf/m, conjunto que dá ao Ora GT aceleração de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos. Em termos de dimensões, ele tem 4,23 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,60 de altura e 2,65 m de entre-eixos.
Por dentro, o pacote de acessórios inclui câmera 360º, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem emergencial dianteira e traseira e duas telas digitais de 10,25 polegadas para entretenimento e controle de outras funções do carro.
GWM Ora GT: preço e disponibilidade
Ainda não há data certa para o GWM Ora GT ter as vendas iniciadas no Brasil, mas a ideia é que elas comecem apenas um pouco depois da primeira aparição pública, já confirmada para a quinta-feira, dia 20 de julho.
Em relação ao preço, nada confirmado. Segundo as fontes ouvidas, o carro ficará “na mesma faixa” do BYD Dolphin, mas não se sabe se o preço oficial será acima ou abaixo do modelo rival, lançado por R$ 149,8 mil.