Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Grupo chinês testa rede inteligente de transporte com carros autônomos

Por| Editado por Jones Oliveira | 25 de Agosto de 2021 às 09h35

Link copiado!

Divulgação/FAW Group
Divulgação/FAW Group

Montadora mais antiga da China, a FAW Group é uma das empresas que estão à frente de projetos de veículos autônomos no país asiático. Tanto é que a empresa iniciou testes de uma rede inteligente de transporte que será composta por carros autônomos e todo um ecossistema pensado para facilitar a vida dos passageiros e atuar de maneira mais eficiente. 

O projeto, chamado de "Rede Inteligente de Qizhichuncheng", fica localizado na cidade de Changchun, uma das maiores da China e sede da matriz da companhia. A proposta dessa rede inteligente é dar capilaridade ao sistema de transporte da metrópole chinesa, de modo que as pessoas possam acessar as estações de trem de alta velocidade e todo o cinturão urbano.

Para alcançar esse objetivo, ela criou um circuito especial para testar os carros elétricos Hongqi E-HS3, que ostentam nível quatro de direção autônoma e podem ser utilizados dentro de um sistema de agendamento na nuvem, com planejamento inteligente de itinerário. Os testes já somam mais de 30 mil quilômetros rodados e devem ser ampliados de modo a garantir a segurança dos passageiros na rede inteligente.

Continua após a publicidade

Segundo o portal IT Home, o departamento de engenharia de tráfego de Changchun quer mais detalhes do ecossistema para avançar com as autorizações necessárias. No momento, a ideia da FAW Group é de ter 52,7 quilômetros de estradas inteligentes, 20 carros autônomos Hongqi E-HS9, um centro de operação autônomo, data center e pistas de testes em ambiente controlado. A meta para o futuro, porém, é de colocar 100 desses carros para rodar. 

Não estão descartados, também, carros com operação feita por humanos dentro do ecossistema, que promete também ser muito útil para os motoristas. 

Fonte: It Home