Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governador da Bahia diz que fábrica da BYD pode ser anunciada em breve

Por| Editado por Jones Oliveira | 22 de Junho de 2023 às 17h50

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

A BYD está cada vez mais próxima de oficializar a compra das antigas instalações da Ford em Camaçari e, assim, dar início ao sonho de fabricar seus carros elétricos no Brasil. A informação foi passada pelo próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Em entrevista ao site Bnews, Jerônimo acabou revelando que os executivos da montadora chinesa já destacaram uma equipe para iniciar o processo de transformação das instalações da Ford em uma planta da BYD.

“Eles estão ficando em São Paulo e vindo [para a Bahia], trabalhando para que isso possa acontecer. Eu tenho informações, inclusive, de compras de navio pela BYD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos”.

Continua após a publicidade

O governador da Bahia alertou, porém, que o anúncio oficial precisa partir dos executivos das duas empresas envolvidas no negócio — BYD e Ford —, e projetou que o martelo será batido em um futuro próximo, talvez já no mês de julho, data em que Stella Li, vice-presidente global da BYD, estará no Brasil.

“Como envolve duas empresas, tem um sigilo entre as duas que eu não posso ser o porta-voz disso. Mas, eu posso dizer a você, que está muito próximo, inclusive com informações da BYD, de outros investimentos que não dependem da relação Ford – BYD. São investimentos deles e também nosso, do Governo do Estado. Nós já queremos iniciar, eles também já estão dentro de um espaço para fazer isso”.

Quais carros serão fabricados na Bahia?

A expectativa pelo anúncio da compra da fábrica da Ford pela BYD vem acompanhada de uma pergunta principal: quais serão os carros fabricados pela montadora japonesa no Brasil?

A princípio, as apostas apontam para os dois modelos mais simples da marca, o Seagull, lançado recentemente na China, e o Dolphin, que será apresentado ao mercado brasileiro no dia 28 de junho.

*Com informações: Bnews