Governador da Bahia diz que fábrica da BYD pode ser anunciada em breve
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A BYD está cada vez mais próxima de oficializar a compra das antigas instalações da Ford em Camaçari e, assim, dar início ao sonho de fabricar seus carros elétricos no Brasil. A informação foi passada pelo próprio governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).
- Fábrica da BYD é disputada por duas cidades na Bahia
- Review BYD Yuan Plus | SUV chinês será pedra no sapato dos rivais
Em entrevista ao site Bnews, Jerônimo acabou revelando que os executivos da montadora chinesa já destacaram uma equipe para iniciar o processo de transformação das instalações da Ford em uma planta da BYD.
“Eles estão ficando em São Paulo e vindo [para a Bahia], trabalhando para que isso possa acontecer. Eu tenho informações, inclusive, de compras de navio pela BYD, para transporte tanto de materiais para montagem quanto para carros prontos”.
O governador da Bahia alertou, porém, que o anúncio oficial precisa partir dos executivos das duas empresas envolvidas no negócio — BYD e Ford —, e projetou que o martelo será batido em um futuro próximo, talvez já no mês de julho, data em que Stella Li, vice-presidente global da BYD, estará no Brasil.
“Como envolve duas empresas, tem um sigilo entre as duas que eu não posso ser o porta-voz disso. Mas, eu posso dizer a você, que está muito próximo, inclusive com informações da BYD, de outros investimentos que não dependem da relação Ford – BYD. São investimentos deles e também nosso, do Governo do Estado. Nós já queremos iniciar, eles também já estão dentro de um espaço para fazer isso”.
Quais carros serão fabricados na Bahia?
A expectativa pelo anúncio da compra da fábrica da Ford pela BYD vem acompanhada de uma pergunta principal: quais serão os carros fabricados pela montadora japonesa no Brasil?
A princípio, as apostas apontam para os dois modelos mais simples da marca, o Seagull, lançado recentemente na China, e o Dolphin, que será apresentado ao mercado brasileiro no dia 28 de junho.
*Com informações: Bnews