BYD Seagull pode ser o carro elétrico mais barato do Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BYD ainda não confirmou oficialmente, mas em breve deve apresentar por aqui um modelo de carro elétrico que tem tudo para se tornar o mais barato do segmento no Brasil. Estamos falando do Seagull, hatch compacto lançado pela montadora na edição 2023 do Salão de Xangai.
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O BYD Seagull chegou por lá fazendo um enorme barulho (na pré-venda, já que o motor é elétrico e, portanto, silencioso). Segundo a marca, mais de 10 mil pedidos foram realizados em menos de 24 horas, confirmando que o modelo vai se tornar o novo fenômeno do portfólio.
Apesar de ter no design e no pacote de acessórios dois pontos fortes, o que mais chama a atenção no BYD Seagull é realmente o preço. Por lá, o compacto foi lançado no mercado em pré-venda por 78.800 yuan, valor equivalente a R$ 57,7 mil na conversão direta para a moeda brasileira.
Caso venha a ser vendido no mercado verde-amarelo, o preço certamente ficará mais caro, mas teria que ser quase que multiplicado por três para ultrapassar o valor do JAC E-JS1, hoje o carro elétrico mais barato do Brasil por R$ 145.900.
Outros rivais que o BYD Seagull deixaria para trás na corrida pelo título de carro elétrico mais barato do Brasil (a menos que ultrapasse a barreira dos R$ 150 mil quando chegar) são o Caoa Chery iCar e o Renault Kwid E-Tech. Hoje, tanto o modelo sino-brasileiro quanto o da montadora francesa estão saindo por R$ 149.900.
Como é o BYD Seagull?
Se vier para o Brasil com as mesmas configurações que equipam o modelo recém-lançado na China, o BYD Seagull será um hatch compacto elétrico bastante interessante, mas mais focado para o uso urbano, como os demais de sua categoria.
Construído com base na e-Plataform 3.0 (mesma usada no Dolphin e no Seal), ele roda na China com um motor elétrico de 55 kW instalado no eixo dianteiro, capaz de entregar uma potência de 75cv ao motorista. O Seagull tem 3,78 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura, além de uma distância entre-eixos de 2,50 metros.
Em relação à autonomia, ela poderá variar, dependendo da versão que for lançada no Brasil. Na China, o Seagull é oferecido pela BYD em configurações com baterias de 30,7 kWh ou 38 kWh, que dão ao compacto elétrico condições de rodar entre 302 e 402 quilômetros por carga.
Por dentro, como é de praxe da BYD, a boa qualidade no acabamento e a tecnologia de ponta dão o tom. O Seagull tem painel de instrumentos de 5 polegadas, multimídia grande, de 12,8 polegadas, volante esportivo, carregamento sem fio para smartphones e muitos outros acessórios que, atualmente, não são encontrados em modelos de entrada.