Publicidade

BYD decide assumir fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia

Por| Editado por Jones Oliveira | 07 de Março de 2023 às 09h00

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

O colunista Jorge Moraes, do UOL, informou que a BYD acertou os últimos detalhes e assumirá a fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia. A montadora estadunidense, porém, emitiu nota oficial para a reportagem do Canaltech negando o acerto com a marca chinesa.

"Com o objetivo de esclarecer as informações equivocadamente divulgadas por vários veículos de comunicação, dando como concluída a venda das instalações da Ford na Bahia, a Ford comunica que continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador e, portanto, a venda não foi concluída. Informações futuras sobre este tema serão comunicadas a depender do progresso das negociações", sintetizou a marca.

As conversas entre BYD, Ford e governo da Bahia realmente vêm acontecendo há bastante tempo e, embora o martelo aparentemente ainda não tenha sido batido, as negociações continuam.

Continua após a publicidade

A intenção da BYD é começar a produzir carros elétricos no estado a partir de 2024, dando início à nacionalização dos produtos com o Song Plus DM-i, já testado brevemente pelo Canaltech.

O investimento total da BYD para manter ativa a fábrica da Ford deve girar em torno de R$ 3 bilhões. A BYD pretende produzir, a princípio, 30 mil carros por ano em Camaçari, expandindo gradualmente a linha até atingir a marca de 150 mil carros a cada 12 meses.

BYD não fabricará apenas carros

Continua após a publicidade

Segundo a apuração do UOL, ainda não confirmada oficialmente, a BYD terá um total de três instalações na Bahia, e usará uma das plantas para produzir chassis de caminhões e ônibus elétricos, além de processar ferro fosfato e lítio para as baterias dos veículos elétricos. Este material também será exportado para a China.

O cronograma que poderá ser anunciado prevê que as unidades de negócio da BYD na Bahia comecem a operar entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. O protocolo de intenções prevê ainda a criação de pelo menos 1.200 novos empregos diretos para os trabalhadores da região.