Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fusca elétrico chinês tem recurso que alivia cólica menstrual e causa polêmica

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Julho de 2022 às 14h20

Link copiado!

Divulgação/Ora-GreatWall
Divulgação/Ora-GreatWall

A ORA, marca chinesa especializada em carros elétricos e que pertence ao grupo Great Wall acaba de lançar o Ora Ballet Cat, conhecido popularmente como "fusca chinês elétrico". O bólido chega ao mercado local e traz recursos que, segundo a empresa, foram pensados para as mulheres. O problema é que, em alguns deles, há um claro tom sexista — e até machista — nas funções.

Analisando friamente, trata-se de um belo projeto. O Ora Ballet Cat é bem equipado, seguro, tecnológico e com excelente desempenho, e mesmo as funções pensadas para as mulheres podem ser úteis, claro, mas a nomenclatura e os estereótipos por trás desses equipamentos causarão polêmica em muitos mercados, caso o carro saia da China.

O equipamento que mais despertou esse alerta foi "Warm Man Mode", ou "modo homem quente", na tradução direta. Segundo a montadora, esse recurso esquenta a região lombar da mulher aliviando, em tese, a cólicas menstruais. Até aí, tudo bem, o problema está, justamente, na nomenclatura da função.

Continua após a publicidade

Outro desses recursos que pode ser criticado não apenas por seu nome, mas também por sua execução, é o "Lady Driving", ou "Dama dirigindo", traduzindo bem literalmente. Com esse equipamento ativo, o piloto automático adaptativo se coloca mais longe do carro à frente, dando a entender que a mulher ao volante tem menos habilidades.

Exceção feita a esses dois recursos, o Ora Ballet Cat é um ótimo produto e bem completo, mesmo que "pensado para mulheres". Há muito espaço interno, graças às medidas de entre eixos (2,75m) e comprimento (4,40m), e o desempenho é excelente, muito em função do seu motor elétrico de 173cv.

Continua após a publicidade

Além disso, em ambas versões disponíveis, a autonomia agrada. Na de entrada, com bateria de 50 kWh, o alcance é de 400km, enquanto com a bateria de 60,5 kWh, que equipa a versão de topo, a autonomia vai para 600km.

Ora Ballet Cat: Vem para o Brasil?

A Great Wall chegou a registrar sua marca de carros elétricos e até esse mesmo produto aqui no Brasil, mas não há a confirmação de que ele será vendido em nosso mercado. Na China, ele custa entre R$ 154.500 e R$ 178.500.