Foxconn avisa que vai lançar seu próprio carro elétrico ainda este ano

Por Felipe Ribeiro | 22 de Fevereiro de 2021 às 13h15
Matheus Argentoni/Canaltech

A Foxconn é mundialmente conhecida por ser a principal fornecedora e montadora da Apple, mas isso não quer dizer que a empresa não tenha seus projetos próprios. Com um histórico recente de investimentos em carros elétricos na China, a companhia revelou que vai dar um passo além nesse segmento e lançar seus próprios veículos zero emissão até o final de 2021.

Segundo reportagem do periódico japonês Nikkei, a Foxconn vai lançar dois veículos elétricos ainda este ano, com ambos utilizando uma plataforma aberta de software e hardware chamada de MIH. A base do veículo também tem um chassi próprio e está preparada para receber mecanismos de direção autônoma. Ainda de acordo com o Nikkei, a empresa pode lançar um ônibus elétrico neste ano.

Essa plataforma feita pela Foxconn adotaria um método "readymade", ou seja, poderia ser utilizada por outras montadoras caso tenham interesse em criar novos carros elétricos. A fabricante já teve parcerias anteriores com o grupo Fiat-Chyrsler para a criação de carros elétricos na China, portanto migrar os planos para um veículo próprio não soa estranho.

Não há data para o lançamento desses veículos e também não se sabe nada sobre sua parte técnica ou mecânica. Mas esperemos algo que beire sinais futuristas e, claro, muita tecnologia embarcada.

Mas e a Apple?

A Apple é a principal parceira da Foxconn, mas não há indícios de que a empresa vai utilizar essa plataforma para fazer o seu tão sonhado (e especulado) Apple Car. Depois da aparente desistência da Hyundai do negócio, a Maçã segue em busca de parceiros para fazer seu carro elétrico e autônomo.

Leia também: Apple Car | Tudo o que sabemos sobre o possível carro da Apple

A própria FCA, a PSA, General Motors, Nissan, Honda e outras gigantes automotivas aparecem como candidatas.

Fonte: TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.