Carros elétricos podem ter o mesmo preço dos modelos a combustão em 2026

Carros elétricos podem ter o mesmo preço dos modelos a combustão em 2026

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 27 de Maio de 2021 às 11h20
Divulgação/ Renault

A Europa segue firme em sua jornada para tornar a produção de carros 100% elétrica até 2035, mas, para isso, terá de fazer uma série de mudanças em suas leis — algo que já está em curso — e infraestrutura mercadológica. Com as empresas investindo cada vez mais neste tipo de produto, o natural é que os modelos 100% eletrificados se popularizem e passem a custar o mesmo que os veículos a combustão em alguns anos. 

Essa previsão pode até parecer óbvia, já que o mercado, de fato, caminha para a eletrificação total, mas, de acordo com uma pesquisa feita pela BloombergNEF, a pedido do site Transport & Environment, a Europa deve conseguir isso em alguns anos, mais exatamente em 2026. É uma previsão otimista, mas que faz todo o sentido.

Os dados colhidos pela Bloomberg mostram que os segmentos um pouco mais caros, como sedãs e SUVs elétricos, terão o mesmo valor de mercado de seus modelos convencionais em apenas cinco anos. Já os compactos e subcompactos, chamados na Europa de segmento B, atingirão o mesmo valor em 2027. Os motivos para essa equivalência serão os custos das baterias, novas arquiteturas de veículos e linhas de produção dedicadas para veículos elétricos.

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Imagem: Transport & Environment

Os subsídios governamentais também aparecem como fatores determinantes, mas, em mercados mais livres como na Europa, o próprio fluxo de vendas e produção tornará os carros elétricos mais acessíveis. 

100% em 2035

A pesquisa da Transport & Environment também conseguiu fazer uma previsão de quando a Europa venderá apenas carros elétricos. Os dados indicam que, se as metas de emissão de CO² forem mais exigentes e as políticas públicas para estimular este mercado forem bem sucedidas, carros e vans elétricas podem representar 100% das vendas no continente em 2035, incluindo o leste europeu, com menos poder aquisitivo. 

Fonte: Transport & Environment

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