Publicidade

Ford Bronco chega ao Brasil para bagunçar mercado de SUVs; veja os detalhes

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2021 às 09h00

Link copiado!

Ford
Ford
Tudo sobre Ford

A Ford pode ter parado de fabricar carros no Brasil, mas isso não quer dizer que a marca esqueceu o nosso mercado. Depois de apostar no Territory para brigar no mercado de SUVs médios, a fabricante agora traz um icônico modelo de sua história, que ganhou uma nova versão este ano: o Ford Bronco. Com muita tecnologia e versatilidade, esse utilitário promete ser mais uma ótima opção para quem precisa de conforto tanto na cidade quanto no campo.

O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4x4, rodas de 17 polegadas e pneus de uso misto. Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu imbatível desempenho fora de estrada.

Esse SUV, além de ser altamente capaz em termos de desempenho, vem equipado com muitos itens de tecnologia e segurança. Ele dispõe de 9 airbags e sistemas semiautônomos avançados, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas é bem completa completa e inclui som com assinatura Bang & Olufsen e carregador sem fio para celular. Conta, também, com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular, algo visto em outros modelos concorrentes, como o novo Jeep Compass.

Continua após a publicidade

Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5 polegadas, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.

O posicionamento do Bronco fica entre modelos mais baratos e igualmente equipados, como o Jeep Compass Diesel, e mais caros e com aspecto mais luxuoso, como o Land Rover Defender, que custa quase o dobro de seu valor.

Principais novidades tecnológicas

Continua após a publicidade

O Canaltech ainda vai experimentar o Bronco e contará todos os detalhes do comportamento e do uso de seus aparatos de tecnologia, mas podemos listar todos eles para que vocês já possam se habituar. Entre as novidades dentro deste segmento estão o piloto automático especial para terrenos off-road e seus modos de terreno, bem mais amplos que outros concorrentes.

O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.

Esse sistema funciona em parceria com a câmera frontal de 180°, que proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.

Continua após a publicidade

Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.

Veja abaixo cada modo e sua utilidade:

  • Normal – para uso cotidiano do veículo
  • Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4x2 e pedal do acelerador menos responsivo
  • Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo
  • Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso
  • Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso
  • Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada
  • Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos

Já as tecnologias semiautônomas incluem: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade. O novo SUV dispõe também de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.

Continua após a publicidade

Conectividade

Apesar de não ter o hotspot Wi-Fi como outros modelos do mercado, o Bronco não faz feio quando o assunto é conectividade. Isso porque ele conta com o modem embarcado e o app Ford Pass. Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.

O Bronco Sport vem também com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, dez alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência de som envolvente.

Continua após a publicidade

Preço e disponibilidade

O Ford Bronco Sport está disponível em concessionárias Ford em todo o Brasil pelo preço único de R$ 256.900.