Ford Bronco chega ao Brasil para bagunçar mercado de SUVs; veja os detalhes

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 23 de Maio de 2021 às 09h00
Ford

A Ford pode ter parado de fabricar carros no Brasil, mas isso não quer dizer que a marca esqueceu o nosso mercado. Depois de apostar no Territory para brigar no mercado de SUVs médios, a fabricante agora traz um icônico modelo de sua história, que ganhou uma nova versão este ano: o Ford Bronco. Com muita tecnologia e versatilidade, esse utilitário promete ser mais uma ótima opção para quem precisa de conforto tanto na cidade quanto no campo.

O Bronco Sport 2021 chega em versão única e completa, a topo de linha Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cv, transmissão automática SelectShift de oito velocidades, tração 4x4, rodas de 17 polegadas e pneus de uso misto. Os sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes), o diferencial traseiro blocante e o exclusivo piloto automático para trilhas são recursos que contribuem para o seu imbatível desempenho fora de estrada.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Esse SUV, além de ser altamente capaz em termos de desempenho, vem equipado com muitos itens de tecnologia e segurança. Ele dispõe de 9 airbags e sistemas semiautônomos avançados, como piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestre e faróis de LED com luz alta automática. Sua central multimídia SYNC 3 com tela de 8 polegadas é bem completa completa e inclui som com assinatura Bang & Olufsen e carregador sem fio para celular. Conta, também, com os recursos de conectividade do aplicativo FordPass, como partida remota e localização do veículo pelo celular, algo visto em outros modelos concorrentes, como o novo Jeep Compass.

Na cabine, há ainda bancos parcialmente de couro com aquecimento, painel de instrumentos digital com tela de 6,5 polegadas, tomadas elétricas de 110 V e 12 V, porta-objetos inteligentes e porta-malas com sistema de gerenciamento de carga que permite criar diferentes divisórias e até uma mesinha auxiliar.

Imagem: Ford

O posicionamento do Bronco fica entre modelos mais baratos e igualmente equipados, como o Jeep Compass Diesel, e mais caros e com aspecto mais luxuoso, como o Land Rover Defender, que custa quase o dobro de seu valor.

Principais novidades tecnológicas

O Canaltech ainda vai experimentar o Bronco e contará todos os detalhes do comportamento e do uso de seus aparatos de tecnologia, mas podemos listar todos eles para que vocês já possam se habituar. Entre as novidades dentro deste segmento estão o piloto automático especial para terrenos off-road e seus modos de terreno, bem mais amplos que outros concorrentes.

O piloto automático off-road é um novo recurso que traz mais confiança e segurança em trilhas, como subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré. Similar ao controle de cruzeiro usado na estrada, ele comanda o acelerador e os freios e tira o estresse do motorista, que assim pode se concentrar na direção e na navegação.

Esse sistema funciona em parceria com a câmera frontal de 180°, que proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.

Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra –, também conhecidos como G.O.A.T. Modes (“Goes Over Any Type of Terrain”), permitem personalizar a experiência na estrada ou off-road. Eles ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controle eletrônico de estabilidade e tração, transmissão e resposta do motor.

Veja abaixo cada modo e sua utilidade:

  • Normal – para uso cotidiano do veículo
  • Eco – prioriza a economia de combustível, com trocas de marcha em rotações mais baixas, tração 4x2 e pedal do acelerador menos responsivo
  • Esportivo – voltado ao desempenho no asfalto. Além de direção e suspensão mais rígidas, aumenta a aceleração e a transmissão mantém as marchas mais baixas por mais tempo
  • Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou gelo. O controle de tração é mais responsivo, mantendo os pneus em contato com o piso
  • Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão aumentam a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique preso
  • Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para navegar em terreno irregular, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada
  • Lama/Terra – oferece uma experiência otimizada em terrenos irregulares e lama. Os controles de estabilidade e tração são menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos

Já as tecnologias semiautônomas incluem: assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo com Stop & Go, alerta de ponto cego, sistema de alerta e centralização na faixa, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, câmera traseira de visão 180° e reconhecimento de placas de velocidade. O novo SUV dispõe também de um sistema de alerta de fadiga que monitora o comportamento do motorista por meio de sensores e recomenda uma parada para descanso ao detectar sinais de desatenção.

Conectividade

Apesar de não ter o hotspot Wi-Fi como outros modelos do mercado, o Bronco não faz feio quando o assunto é conectividade. Isso porque ele conta com o modem embarcado e o app Ford Pass. Com acesso remoto pelo celular, o usuário pode travar e destravar portas, dar partida e ligar o ar-condicionado, checar o odômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, receber alertas de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo e saber a sua localização.

Imagem: Ford

O Bronco Sport vem também com quatro portas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comando de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, navegação, Apple CarPlay e Android Auto. O sistema premium de áudio da Bang & Olufsen, com 1.000 W de potência, dez alto-falantes e subwoofer, proporciona uma experiência de som envolvente.

Preço e disponibilidade

O Ford Bronco Sport está disponível em concessionárias Ford em todo o Brasil pelo preço único de R$ 256.900.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.