Ford prepara EV acessível para competir com chineses baratinhos
Por Danielle Cassita | •

A Ford se prepara para anunciar sua nova estratégia para veículos elétricos nos próximos dias, que promete ser competitiva para enfrentar o avanço das marcas chinesas no setor. Jim Farley, CEO da montadora, anunciou em um evento de divulgação de resultados financeiros na quarta-feira (30) que a novidade deve ser revelada em 11 de agosto.
- BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil
- SP começa a usar mais semáforos com IA e borda amarela; veja como funcionam
A apresentação do novo elétrico vai ser feita em Kentucky, nos Estados Unidos. “Esse é um momento Model T para a Ford”, declarou Farley. Em sua fala, ele comparou o anúncio ao lançamento do lendário Model T, em 1908, que marcou o início da era dos automóveis.
A colocação não é exagero. É que este lançamento vai marcar uma nova fase para a Ford, que quer lançar carros elétricos compactos e de alta eficiência desenvolvidos pela equipe Skunkworks, um time interno e secreto que atua de forma independente na própria Ford.
Futuro elétrico da Ford
A missão do grupo é criar uma nova plataforma de veículos compactos e eficientes, que vai servir de base para uma família inteira de modelos elétricos — incluindo um SUV compacto, uma picape leve e versões comerciais para frotas.
Parte da estratégia da Ford para tornar seus elétricos mais acessíveis está no uso de baterias LFP (ferro-fosfato de lítio), que são mais baratas que as tradicionais e devem começar a ser produzidas em 2026 na fábrica BlueOval Battery Park Michigan.
O Mustang Mach-E, a picape F-150 Lightning e a van E-Transit são os únicos modelos 100% elétricos da Ford. A GM, por sua vez, oferece quase uma dezena de modelos e perde só para a Tesla no mercado dos Estados Unidos.
Leia também:
- Ram Rampage 2026 estreia com preços no chão e muita tecnologia
- Quanto custaria um Santana antigo com o preço corrigido pela inflação?
Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?