Qual foi o primeiro carro do mundo? A resposta pode surpreender
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Tão enigmática (ou quase) quanto a resposta para a pergunta sobre quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, é descobrir a afirmação correta sobre qual, afinal, foi o primeiro carro do mundo. Até hoje, muitas teorias a respeito do assunto apontam para o Ford Model T. Essa, no entanto, é apenas uma das várias respostas possíveis ao questionamento.
- Ford tem planos para fabricar apenas carros elétricos nos EUA
- A curiosa (e bizarra) história do criador do icônico DeLorean
- Carro de corrida voador faz voo de estreia
Apresentado ao mundo por Henry Ford em 1908 e projetado para ser “acessível, simples de operar e durável”, o Ford Model T foi, na verdade, o 1º carro do mundo a ser comercializado, mas não o primeiro da História. Esse título, de fato e de direito, pertence a um outro veículo, e você saberá qual é o carro em questão daqui a pouquinho.
Antes, porém, vamos falar mais um pouco sobre o Ford Model T, considerado por muitos como o primeiro carro do mundo. Fabricado em Highland Park, em Michigan, nos Estados Unidos, o primeiro carro do mundo a ser comercializado foi testado pelo próprio Henry Ford e ficou famoso por algumas acrobacias que podia realizar, incluindo subir as escadas do Capitólio do Estado do Tennessee e chegar ao topo do Pikes Peak.
Entre as tecnologias modernas (para a época, é claro), podemos destacar o volante do lado esquerdo, o tanque de gasolina alocado sob o banco do passageiro, a cabeça do cilindro removível e o uso extensivo da liga leve, também chamada de aço vanádio. O preço baixo também era uma atração, pois o Ford Model T era vendido por algo entre US$ 260 e US$ 850 (R$ 1.338 e R$ 4.376, na cotação atual).
Benz-Patent Motorwagen
Uma outra corrente de especialistas do segmento automotivo dá ao Benz-Patent Motorwagen o título de primeiro carro do mundo. Ele, no entanto, também não parece ser efetivamente o primeiro carro construído no planeta.
Patenteado em 29 de janeiro de 1886 por Karl Benz, o Benz-Patent Motorwagen tinha um motor monocilíndrico de quatro tempos e 954 cilindradas. Ele desenvolvia “impressionantes” 0.75 CV a 400 rpm e atingia velocidade máxima de apenas 16 km/h.
Dotado de apenas três rodas, o Benz-Patent é, também, o primeiro carro da hoje luxuosa Mercedes Benz e chegou a ganhar duas séries especiais da montadora: uma produzida em 1980 e outra em 2002. Os carros foram parar nas mãos de colecionadores, que chegaram a desembolsar US$ 60 mil (R$ 311,4 mil) pelas relíquias.
Quem pensa em fazer piada comparando com os dias atuais, em que os supercarros passam facilmente dos 200 km/h, um aviso: não custa lembrar que estamos falando de uma invenção surgida antes de 1900, época em que os cavalos eram o principal meio de transporte.
O primeiro “carro” do mundo
Se formos levar a ferro e fogo o conceito de carro aplicando-o ao primeiro veículo do mundo a andar sem ser puxado por cavalos, o título vai para este meio de locomoção esquisitão da foto aí em cima. Na verdade, ele está aqui em nossa matéria apenas para ilustrar, pois não é, exatamente, o primeiro carro do mundo.
O projeto é, na verdade, um trator movido a vapor, criado pelo francês Joseph Cugnot, em 1771, antes mesmo do surgimento das locomotivas e de outros veículos movidos a vapor, combustão ou eletricidade.
O primeiro carro "mesmo"
O título de primeiro carro do mundo, na verdade, pertence à invenção do austríaco Siegfried Marcus, datada de 1870. Ele era bastante rústico, mas contava com um motor movido a combustão interna, o que basta para caracterizá-lo como o primeiro carro do mundo.
Em 1884, o francês Édouard Delamare-Deboutteville patenteou o que poderia ser considerado o segundo carro do mundo, equipado com motor bicilíndrico, alimentado por gás de petróleo, quatro rodas e transmissão por correntes para as rodas traseiras.
E você sabe o porquê de nenhum desses dois ser considerado o primeiro carro do mundo? O do francês tem até um motivo justificável, pois, como não foi produzido em série, acabou sendo “desconsiderado” pela História. O carro criado pelo austríaco Siegfried Marcus, no entanto, ficou para trás por culpa do regime nazista alemão.
Isso mesmo. Por determinação do governo da Alemanha, em 1940, as enciclopédias foram obrigadas a substituir o nome de Siegfried Marcus, que era judeu, pelo dos engenheiros alemães Gottlieb Daimler e Karl Benz.
E para você? Qual é o primeiro carro do mundo?
Com informações: Autocar, Cars Guide