Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ford Maverick x Honda Civic: qual híbrido vale mais a pena por R$ 245 mil?

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Julho de 2023 às 15h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O mercado brasileiro tem cada vez mais opções de carros com algum tipo de eletrificação na sua composição de motor, sejam eles 100% elétricos, híbridos plug-in, híbridos convencionais e até mesmo aqueles modelos com um pequeno alternador que ajuda em situações de arranque e velocidade de cruzeiro, os chamados híbridos-leves.

Mais recentemente, ganhamos duas excelentes opções dentro do segmento de híbridos convencionais e, curiosamente, carros com propostas bem diferentes e que devem mirar praticamente o mesmo público, afinal compartilham de algumas características entre eles. A principal delas: o preço.

Estamos falando da Ford Maverick Hybrid e o Honda Civic e:HEV, versões híbridas de produtos que, aqui no mercado brasileiro, são direcionados a um público mais restrito, bem diferente de outras picapes e sedans. Como citamos, ambos têm preços parecidos, com a picape custando R$ 244.890 e o três volumes R$ 244.900.

Continua após a publicidade

Você certamente vai se perguntar: por que comparar uma picape e um sedan? Na verdade, não vai chegar a ser uma comparação direta, mas sim uma visualização do que cada um pode oferecer pelo mesmo preço e entender qual será o consumidor específico de cada um deles.

Ford Maverick Hybrid X Honda Civic Híbrido: confronto de estilos

Para mostrar como esta matéria não se trata de um comparativo direto, já vamos deixar claro que se considerarmos todos os requisitos que, geralmente, utilizamos para colocar carros frente a frente por aqui, o Civic ganharia de lavada. Ele é mais equipado, anda mais, bebe menos e é um carro mais "amigável" para o uso cotidiano. Por outro lado, quem gosta de picapes vai diretamente na Maverick, sem pensar, por conta de suas valências.

Continua após a publicidade

Sendo assim, respondendo à pergunta que nós mesmos fizemos no título deste texto, o Civic vale mais a pena do que a Maverick. Mesmo assim, vamos tentar entender como ela poderia se encaixar nas suas necessidades.

Ford Maverick Hybrid: consumo, estilo e versatilidade

A Ford Maverick é um carro de entrada nos Estados Unidos e convive com o Civic nesse mercado, embora por lá apenas a picape tenha a versão eletrificada. E aí vai um ponto importante para entendermos porque ela é tão menos equipada do que o sedan: seu posicionamento.

Continua após a publicidade

A falta de itens como sensores de estacionamento, alerta de ponto cego e piloto automático adaptativo podem ser corrigidos por lá com opcionais, mas, no Brasil, apenas parte disso é resolvido. Pagar R$ 245 mil por um carro incompleto dói, mas quem gosta mesmo de picapes não vai ligar tanto.

A Maverick é estilosa demais e tem atributos suficientes para que você a leve para casa, como o consumo, a versatilidade da caçamba e o principal: a dirigibilidade. Além disso, ela encara melhor as ruas esburacadas do Brasil do que o Civic, algo natural em um sedan médio. Mas, se você pensa mais em esportividade do que no conforto e consumo, talvez a versão FX4 da picape te atenda mais.

Honda Civic Híbrido: um salto enorme de uma geração para outra

Continua após a publicidade

O Civic, além de mais completo do que a Maverick, entrega outro tipo de experiência de condução. Seu conjunto de motores, composto por um 2.0 aspirado e de injeção direta com 143cv e 19,1 kgf/m de torque, e dois propulsores elétricos que, somados, entregam 184cv e 32,1 kgf/m de torque, trabalham de modo que você tenha o máximo de performance com médias de consumo assustadoramente boas.

Em nossos testes, o sedan fabricado na Tailândia anotou 19,3 km/l em trajetos mistos cidade/estrada, 18,6 km/l no ciclo estritamente urbano e 16,4 km/l somente na estrada (carros híbridos bebem mais na estrada), sempre no modo Eco, o que privilegia justamente a melhor eficiência energética. Para efeito de comparação, a Maverick — que também foi bem — fez 18,5 km/l na estrada e 19,5 km/l na cidade.

A diferença vai, claro, no desempenho. Por privilegiar o uso dos motores no seu pico energético, o Civic sabe aproveitar melhor a força de cada um. O 0 a 100km/h é feito em 7,8s, enquanto na Maverick o mesmo exercício é feito em 8,7s.

Continua após a publicidade

No uso diário, mesmo sendo um sedan de bom porte, com 4,67m de comprimento, 1,80m de largura, 1,43m de altura e distância entre-eixos de 2,73m, o convívio é bem menos complicado do que com a Maverick, que tem mais de 5m. Além disso, a já mencionada falta de equipamentos básicos na picape deixa tudo bem mais complicado, enquanto no Civic, você só vai se atrapalhar se tiver muitas dificuldades em dirigir.

Ford Maverick x Honda Civic: qual escolher?

Novamente, vale a pena ressaltar que não se trata de um comparativo direto. Em outro texto, chegamos a provocar os leitores com um confronto entre SUVs e picapes, que podem, até mais do que nesse exercício com o Civic, atrair o mesmo tipo de público e necessidade.

Continua após a publicidade

Custando a mesma coisa e com o mesmo tipo de motorização, Maverick e Civic têm exclusividade, economia de combustível e competências suficientes, mas a diferença de equipamentos entre ambos pesa tudo em favor do sedan japonês. Logo, o que te faria levar a Maverick? Na nossa visão, o estilo e a valentia características da picape são trunfos importantes.

Veja, abaixo, cinco características diferentes que podem te ajudar antes de comprar cada um deles:

Maverick

  1. Vão-livre do solo
  2. Caçamba
  3. Suspensão mais forte
  4. Design
  5. Versatilidade
Continua após a publicidade

Civic

  1. Desempenho
  2. Equipamentos de tecnologia e segurança
  3. Praticidade
  4. Conforto
  5. Confiabilidade mecânica da Honda

E aí, qual dos dois carros você levaria para casa? Deixaremos essa decisão nas suas mãos.