Ford Maverick Hybrid | Nossa experiência com a primeira picape híbrida do Brasil
Por Redação |
A Ford Maverick Hybrid é a primeira picape híbrida do Brasil. Traz consigo o DNA Raça Forte e faz parte da ofensiva da empresa norte-americana em oferecer produtos modernos, tecnológicos e de maior valor agregado. A eletrificação também é um pilar dessa estratégia, a exemplo do lançamento do Ford Mustang Mach-E e da Ford E-Transit, que está em programa de testes com grandes frotistas.
Com uma autonomia invejável de mais de 800 km, a Maverick Hybrid consegue aliar muito bem a robustez de uma picape com o conforto de um SUV. Além disso, há uma boa dose de tecnologia nela, com sistemas de auxílio ao motorista, recursos de conectividade e de economia de combustível graças ao seu excelente motor híbrido.
Nós ficamos três dias em companhia da Ford Maverick Hybrid, testando a picape híbrida no circuito urbano e na estrada, e vamos te contar como foi a experiência com ela. Spoiler: já adianto que foi muita potência, tecnologia e conforto.
Estilosa, potente e eficiente
A Maverick Hybrid é uma picape de porte intermediário, mas com estrutura monobloco, como um carro de passeio normal. Isso explica muito do conforto e da dirigibilidade superior desse veículo.
A picape também é estilosa: sua grade frontal trabalha bem o size impression e passa uma imagem de robustez e elegância, lembrando suas irmãs maiores (Ranger e F-150). As rodas da Hybrid, aliás, são exclusivas e com 18 polegadas, proporcionando uma rodagem ainda mais confortável.
O powertrain é composto pelo motor 2.5 aspirado e a gasolina, com 165cv, aliado a outro elétrico de 128cv. O torque combinado é de 28,5 kgf/m e a potência combinada — e não somada — de 194cv. O câmbio é um CVT especial para veículos híbridos. Esse conjunto é de extrema confiança e já foi aprovado pelo mercado, uma vez que equipou outros modelos da Ford por aqui.
Na prática, temos uma picape extremamente silenciosa, e que consegue entregar ótimo desempenho tanto no ambiente off-road quanto na cidade. O 0 a 100 km/h é feito em apenas 8,7 segundos, mas se o que deseja saber é sobre a direção no dia a dia, testamos e garantimos que, além de ágil, é muito segura e eficiente, graças à ótima calibração dos motores.
A dirigibilidade da Maverick Hybrid em muito se parece com a de um sedan. Além do acerto de suspensão voltado mais para o conforto do que para o trabalho, a picape tem um ótimo balanço traseiro, bem como uma direção elétrica ajustada.
Por falar nisso, a picape dispõe de cinco modos de condução, que calibram automaticamente a aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de terreno. São eles:
- Normal: para direção no dia a dia, esse modo é um balanço perfeito entre conforto e praticidade
- Escorregadio: para condições de estrada inferiores às ideais, como cobertas por neve ou gelo, o modo escorregadio diminui a resposta do acelerador e otimiza a mudança de marcha em superfícies escorregadias
- Rebocar/Transportar: desloca aumentos de marcha para rotações mais altas do motor, tendo em vista um funcionamento aprimorado durante o reboque de um trailer ou de uma carga pesada
- Eco: ajuda a oferecer o máximo de economia de combustível a fim de aumentar a autonomia da condução
- Esportivo: ideal para uma direção esportiva com controle e resposta de desempenho melhores, além de aceleração mais rápida
Mas tudo isso fica ainda mais interessante quando falamos do consumo da Maverick Hybrid. A primeira picape híbrida do Brasil consegue fazer médias impressionantes: oficialmente, são 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada. No nosso uso, porém, conseguimos médias ainda melhores, mostrando que, dependendo do seu modo de direção, trajeto e alguns outros fatores, pode-se economizar ainda mais gasolina. Em três dias, obtivemos as médias de 18,5 km/l na estrada e 19,5 km/l na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado e vidros fechados.
A bateria de 1,1 kWh é a grande responsável por ajudar nessas médias de consumo, porque trabalha em conjunto com o motor a combustão e os freios regenerativos. Com isso, a Maverick Hybrid garante a melhor eficiência energética possível, sem necessitar de recarga na tomada ou carregadores. Na comparação com concorrentes movidos a diesel, o nível de economia chega a ser 30% superior.
Além de toda a sua capacidade e eficiência, a Maverick Hybrid possui outro benefício: algumas regiões do Brasil contam com a isenção de impostos e de rodízio (este último, em São Paulo) para veículo eletrificados, como no caso dela.
Confortável e tecnológica
Foi-se o tempo em que as picapes eram veículos exclusivamente de trabalho e não traziam qualquer tecnologia. A Maverick Hybrid foi pensada para atender a um público mais urbano, que utiliza o carro para as atividades do dia a dia e isso exige bom nível de conforto e comodidades.
A Maverick Hybrid vem, de série, com a central multimídia SYNC 3, com tela de 8 polegadas e alta resolução. Sua interface é extremamente amigável e há possibilidade de espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay, seja com o cabo USB-A ou com o USB-C.
Também há um bom conjunto de itens de segurança e assistência ao motorista. De série, a Maverick Hybrid vem com o alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática de emergência, farol alto automático, câmera de ré, sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, duplo cortina e joelhos), controles de estabilidade e tração, acendimento automático dos faróis, freios a disco nas quatro rodas, conjunto óptico Full LED e chave presencial.
No campo da conectividade, que é um dos itens mais buscados atualmente pelos consumidores por trazer comodidade e conveniência, a Maverick Hybrid também conta com um modem embarcado, que, quando conectado ao celular do cliente, por meio do aplicativo FordPass, permite desde agendamentos de serviços, ou mesmo monitoramento em tempo real da localização do seu carro e verificação do nível da bateria e do combustível, até comandos remotos, como travamento e destravamento das portas, partida do motor com acionamento do ar-condicionado, entre outros.
Espaço interno digno de SUV
A Maverick Hybrid praticamente inaugurou um segmento dentro do mercado automotivo nacional: o de picapes com conforto de SUV. No caso da Ford, isso foi elevado a outro nível graças ao porte do veículo e aproveitamento do espaço na cabine.
As medidas não deixam mentir: são 5,07m de comprimento, 1,84m de largura, 1,73m de altura e 3,07m de distância entre-eixos, que proporcionam ótimo conforto para os passageiros em todos os assentos.
Além disso, a caçamba da Maverick pode ser utilizada como um enorme porta-malas, perfeita para levar qualquer equipamento ou quantas bagagens forem necessárias. Sua versatilidade também chama a atenção graças ao conceito FlexBed, que permite a utilização desse espaço de variadas maneiras por meio dos acessórios vendidos pela Ford, como extensor de caçamba, suporte para bicicleta, entre outros.
Afinal, vale a pena ter uma?
Sim! A Ford Maverick Hybrid encanta com seu ótimo nível de conforto, dirigibilidade e tecnologia, mas brilha mesmo com sua eficiência energética graças ao ótimo conjunto híbrido. É ele que proporciona desempenho ágil e seguro, aliado à enorme economia de combustível.
A Maverick Hybrid pode ser encontrada nas concessionárias da marca em todo o Brasil por R$ 234.890, disponível em dez cores diferentes, como Azul Atlas, Laranja Delhi e Vermelho Aurora.