Preview Ford e-Transit | Furgão elétrico pode revolucionar entregas no Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A pandemia da covid-19 evidenciou a importância do e-commerce no Brasil e os desafios de logística no país seguirão, sem dúvida, acontecendo nos próximos anos. Logo, cada vez que um veículo comercial chega ao mercado, novas possibilidades e diferenciais são esperados para o segmento, algo que a Ford e-Transit consegue fazer de maneira surpreendente.
A versão elétrica da Ford Transit, o furgão mais vendido do mundo, é recheada de tecnologia e entrega ao frotista tudo aquilo que ele precisa para ter mais eficiência, segurança para o seu motorista e, claro, economia na gestão, já que a autonomia de mais de 300km da e-Transit lhe possibilita novos horizontes e modos de atuação.
O Canaltech foi até o Centro de Distribuição de Peças da Ford, em Cajamar/SP, para ver de perto como funciona a Ford e-Transit e ter uma breve experiência com o furgão elétrico. Veja como foi!
Ford e-Transit: Primeiras Impressões
Logo no primeiro contato com a Ford e-Transtit percebemos que se trata se um produto diferenciado e de altíssimo nível. Não à toa, em suas versões convencionais, o furgão lidera o mercado nos Estados Unidos e Europa. Mas, em sua versão elétrica, ela parece fazer questão de se colocar um patamar acima e entrega várias vantagens.
Para nós, que amamos tecnologia acima de tudo, a Ford e-Transit é um deleite. A começar pela recepção da enorme central multimídia Sync 4, que reúne todas as informações do funcionamento do furgão, como a autonomia, modos de condução e recursos de conectividade, em uma tela com resolução HD e interface das mais intuitivas que já vimos.
Além disso, nessa tela, ao selecionar a marcha ré, a câmera 360º emite as imagens para realizarmos as manobras, tornando tudo muito fácil e prático. E, mesmo em vagas complicadas, você não vai bater, pois a e-Transit tem a frenagem automática de emergência dianteira e traseira.
Os recursos de condução semiautônoma, aliás, é outro diferencial da Ford e-Transit, que tem, além dos já citados acima, o alerta de colisão com detecção de pedestres, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro e assistente de partida em rampa.
Como é dirigir a Ford e-Transit?
O percurso dentro do Centro de Distribuição da Ford foi bem curto, mas deu para perceber que o motorista de frota que for utilizar a Ford e-Transit para entregas estará bem servido e trará suas encomendas muito mais rápido e de forma mais prazerosa.
A começar pelo silêncio a bordo, proporcionado pelo motor elétrico. Mesmo com o som artificial de segurança, a cabine é bem silenciosa, contando, também, com um bom isolamento e pouco barulho de rolagem. O propulsor, aliás, está localizado no eixo traseiro.
Falando de desempenho, o furgão conta com um motor elétrico de 269cv e 403,8 kgf/m de torque, que se mostraram mais do que suficientes para o uso urbano. A autonomia da bateria de 68 kWh é de 317km, escancarando que, para o frotista, o ideal é tê-la para viagens dentro da cidade.
Ao volante, o que se percebe é um enorme conforto, com a direção elétrica bem calibrada e a sensação de que estamos em um veículo de passeio. Para quem for usar o dia todo para trabalhar, o cansaço será bem menor.
Ford e-Transit: O que esperar do furgão elétrico?
A Ford e-Transit vai causar um choque de realidade quando os frotistas puderem colocar esse furgão elétrico à disposição de seus motoristas. Os benefícios dos veículos elétricos não ficam restritos apenas ao desempenho, mas também aparecem na manutenção e gasto com abastecimento. Na ponta do lápis, para quem tem que gerir um negócio, fará muita diferença. Já a linha de frente, no caso, os motoristas, vão ter uma jornada bem mais proveitosa.
A Ford e-Transit chega ao mercado brasileiro somente em 2023, oferecida apenas para grandes frotistas. Seu preço será revelado posteriormente.