Publicidade

Ford Equator Sport | Veja como deve ser o novo rival do Jeep Compass

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Ford
Divulgação/ Ford
Tudo sobre Ford

O Ford Territory foi uma tentativa da montadora norte-americana de se lançar no mercado de SUVs médios, há algum tempo dominado pelo Jeep Compass. Na época do lançamento, a promessa era de um carro capaz de superar o líder do segmento, apostando em conforto e tecnologia.

Entretanto, como nós abordamos em nossa análise, o Territory, à época, falhou em alguns aspectos, como o design genérico e o motor, que deixava a desejar para um veículo dessa categoria. Importado da China, seu preço também não era dos mais competitivos e o número de versões bem limitado.

Passados três anos do lançamento do SUV, a Ford deve promover uma atualização profunda neste produto, trazendo ao Brasil sua nova geração, que, em alguns mercados, é chamada de Ford Equator. Mudanças no motor, no interior e no pacote de equipamentos devem ser os destaques, além, é claro, do novo visual.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como é o Ford Equator?

O Ford Equator foi lançado na China no ano passado e em outros mercados chegou com o nome Ford Territory, como o México e o Camboja. Aqui no Brasil, a estratégia pode ser a mesma do mercado mexicano, o que do ponto de vista de mercado, pode não fazer muito sentido, já que o Territory aqui não teve bom desempenho nas vendas.

Na China ele tem duas versões: a Sport, de cinco lugares, e a Equator propriamente, com sete. Suas medidas são bem interessantes para um SUV médio, com 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura, 1,93 m de largura e 2,72m de entre-eixos. O design, por sua vez, mescla um pouco o jeitão de SUV com de perua, como o Chevrolet Equinox faz brilhantemente.

Já no ponto que era crítico no antigo Territory, a promessa é de que, independentemente da variante do motor que chegue, haja uma melhora significativa. O modelo vendido no México tem propulsor 1.8 turbo de 187cv e 32,6 kgf/m de torque, sempre aliado a um câmbio automático de sete marchas. Já na China, é uma versão melhorada do atual 1.5 turbo, só que, em vez de render 150cv e 22,9 kgf/m, são 170cv e 26,5 kgf/m, também com câmbio CVT.

No interior, as mudanças também serão expressivas. A expectativa é de que se mantenha o bom acabamento, mas com uma aparência menos extravagante e com acréscimos tecnológicos importantes, como a nova central Sync 4, a mesma que vimos na Ford F-150, além de um pacote de assistências ao condutor mais robusto.

Vale ressaltar que mesmo sem confirmar oficialmente o novo Equator/Territory, a Ford realiza testes com o modelo nas estradas brasileiras. Esse tipo de exercício é comum antes de um lançamento, ainda mais com modelos importados, já que é natural que haja uma adaptação de suspensão e calibração do câmbio considerando as peculiaridades do nosso mercado.

Continua após a publicidade

Novo Ford Equator Sport/Territory: Quando chega e quanto vai custar?

A tendência é de que o novo Ford Equator ou Territory chegue no segundo semestre. O preço, se considerarmos que pode ser lançada somente uma versão de topo do SUV, pode ultrapassar os R$ 200 mil.